Madeira: Startup Musiquence Technologies premiada na Digital Health Summit

É a primeira Startup desenvolvida em parceria com a Universidade de Madeira, através do NeuroRehabLab, e visa “desenvolver a próxima geração de tecnologias de estimulação cognitiva, baseadas na ciência e centradas no paciente, reunindo pacientes e as suas comunidades”.

A Startup Musiquence Technologies, desenvolvida pelos investigadores da Universidade da Madeira Luís Ferreira, Mónica Spínola e Sergi Bermúdez i Badia, foi apresentada e premiada com o terceiro lugar (de entre 50 participantes), na categoria de Startup, na terceira edição do H-INNOVA INNOVAtion Award, integrada na Digital Health Summit 2022, que decorreu entre os dias 14 e 17 dezembro de 2022, no
Funchal.

É a primeira Startup desenvolvida em parceria com a Universidade de Madeira, através do NeuroRehabLab, e visa “desenvolver a próxima geração de tecnologias de estimulação cognitiva, baseadas na ciência e centradas no paciente, reunindo pacientes e as suas comunidades”.

Foi criada na sequência do projeto Musiquence (Music + Sequence), o grande vencedor da segunda edição do H-INNOVA INNOVAtion Award, na categoria de Doutorados e Investigadores.

Musiquence Technologies apresenta uma versátil plataforma de estimulação cognitiva e motora que pode ser utilizada por profissionais de saúde e cuidadores informais e administrada a diferentes populações clínicas, como sejam a população neurológica e psiquiátrica, por exemplo para demência e esquizofrenia, tratando-se de uma abordagem não farmacológica, complementar às tradicionais terapêuticas.

A sua utilização tem contribuído para ganhos ao nível do funcionamento cognitivo, humor (diminuição da sintomatologia ansiosa e depressiva) e qualidade de vida das referidas populações.

Adicionalmente, através desta plataforma, os profissionais de saúde/cuidadores podem personalizar as atividades de estimulação às necessidades e preferências individuais. A plataforma é igualmente personalizável no que diz respeito à tecnologia de interação, sendo compatível com um variado leque tecnológico – como tablet, Kinect, Real Sense, PC, Leap Motion e realidade aumentada, o que facilita a sua acessibilidade e uso por parte de populações clínicas.

O HINNOVA – Health INNOVAtion Award é uma iniciativa do H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB, que tem como parceiros a Região Autónoma da Madeira, a PremiValor Consulting e outras empresas. Por sua vez, o H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde que visa contribuir para a implementação de projetos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, envolvendo Universidades, Centros de Investigação e outras entidades públicas e privadas de referência no sector da saúde.

Recomendadas

Deputada do PS-Madeira defende criação de Comunidade Terapêutica de reinserção social na Madeira

A deputada do PS-Madeira à Assembleia da República destacou que este serviço existe já no Continente e nos Açores, mas foi rejeitado pelo PSD-Madeira na Assembleia Regional, razão pela qual a Madeira é a única região do país sem esta solução, que considera ser urgente e necessária.

Madeira: IASaúde reembolsou mais de quatro milhões de euros em 2022

Os números apurados indicam ainda que foram realizados mais de 50 mil atendimentos, 83% dos quais nos serviços da sede do IASaúde,, no concelho do Funchal, seguindo-se os concelhos da Câmara de Lobos e de Santa Cruz, ambos com 3% e Ribeira Brava e Machico, com 2,5%.

Câmara do Funchal investe 100 mil euros na requalificação do pátio da Escola Francisco Franco

“Esta foi uma das cinco obras candidatáveis ao Orçamento Participativo de 2020, tendo o atual executivo municipal  avançado com a obra quando chegou à autarquia em 2021”, referiu Pedro Calado, sublinhando que as outras obras foram indeferidas porque excediam o valor máximo de 100 mil euros.
Comentários