Madeira supera 1,1 milhões de dormidas no alojamento turístico em agosto

As estimativas para as dormidas de agosto de 2022 superam em 67 mil o valor do mês anterior, passando assim a constituir o registo mensal mais alto de sempre observado no alojamento turístico da Região.

Estalagem da Ponta do Sol – Madeira

Os dados são da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) e dizem que no mês de agosto de 2022, entraram na Madeira 189,4 mil hóspedes que geraram 1,1 milhões de dormidas, traduzindo variações homólogas, de mais 26,8% e de mais 28,5%, respetivamente. Comparativamente a agosto de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 30,6% e 21,8%.

As estimativas para as dormidas de agosto de 2022 superam em 67 mil o valor do mês anterior, passando assim a constituir o registo mensal mais alto de sempre observado no alojamento turístico da Região.

Para efeitos de comparabilidade com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), é necessário excluir o alojamento local com menos de dez camas, sendo que, segundo esta lógica de apuramento de resultados, as dormidas do alojamento turístico, em agosto de 2022, apresentaram um aumento homólogo de 24,2%, uma variação menos expressiva que a verificada a nível nacional, que teve um crescimento de 31,9%.

Na Região, as dormidas de residentes em Portugal cresceram 5,1% relativamente ao mês homólogo, atingindo as 265 mil (23,7% do total), enquanto as de residentes no estrangeiro subiram 38,1%, situando-se em 851,3 mil.

Face a agosto de 2019, a variação nas dormidas produzidas por residentes em Portugal foi de mais 68%, e de mais 12,2% no caso das produzidas por residentes no estrangeiro.

Os hóspedes entrados em agosto com residência no País totalizaram 54,1 mil e os com residência no estrangeiro 135,3 mil.

No País, nesse mês, o mercado interno contribuiu com 3,7 milhões de dormidas, tendo diminuído 11,4%. Os mercados externos predominaram, com um peso de 62,4%, e totalizaram 6,2 milhões de dormidas, ou seja mais 86,9%.

Os primeiros dados estimados, na Região, para o mês de referência, mostram que os principais mercados emissores de residentes no estrangeiro representaram 76,3% do total de dormidas. Nesse conjunto, o mercado do Reino Unido é o que regista mais dormidas, em agosto de 2022, cerca de 206,5 milhares, seguido da Alemanha, com 181,2 milhares e da França, com 102,6 mil.

Em agosto de 2022, 8% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes. A hotelaria deverá representar 93,8% dos estabelecimentos com movimento de hóspedes (valor idêntico a julho de 2022).

Recomendadas

Madeira: IHM renova campo de jogos do Bairro da Nazaré num investimento de 65 mil euros

A reabilitação daquele espaço e a introdução de um campo destinado à prática do Madeirabol, deverá constituir mais um polo de atração e recreio para os moradores, mas também para a população em geral.

Saiba que erros evitar na gestão das finanças pessoais

Faça um Plano Financeiro. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo, mas que consiga cumprir. Quantifique-os e defina prazos. Calcule pequenas metas a curto prazo para os atingir e mantenha-se focado nesses objetivos, sem ser demasiado ambicioso.

Parlamento da Madeira pede inclusão das regiões autónomas no grupo que vai elaborar o Plano Estratégico da Pequena Pesca

“Para nós é fundamental que as Regiões Autónomas estejam salvaguardadas com uma presença efetiva, por forma a que possamos salvaguardar as especificidades da pequena pesca nas ilhas, que é diferente da que acontece no território continental”, aclarou Nuno Maciel.
Comentários