Madeira: Taxa de juro do crédito à habitação quase nos 2% em dezembro

O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu nove euros face ao mês anterior, para 310 euros, tendo os juros se fixado nos 99 euros (mais 17 euros que no mês anterior) e a amortização nos 211 euros (menos oito euros que mês precedente).

Em dezembro de 2022 a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 1,933%, registando um acréscimo de 0,342 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, crescendo pelo nono mês consecutivo e atingindo o valor mais alto desde outubro de 2012. Note-se que em dezembro de 2021, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 0,762%.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam também que o valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu nove euros face ao mês anterior, para 310 euros, tendo os juros se fixado nos 99 euros (mais 17 euros que no mês anterior) e a amortização nos 211 euros (menos oito euros que mês precedente). No mês homólogo, o valor médio da prestação vencida era de 266 euros.

Por sua vez, o montante do capital médio em dívida para os contratos de crédito à habitação aumentou, situando-se neste mês nos 61.914 euros (61.718 euros em novembro anterior). Um ano antes era de 59.089 euros.

A nível nacional, e no conjunto dos contratos de crédito à habitação, a taxa de juro implícita subiu para 1,898%, mais 0,301 p.p. que no mês anterior. A prestação média vencida para a globalidade dos contratos aumentou para os 299 euros, tendo o valor do capital médio em dívida crescido para os 62.004 euros (61.763 euros no mês precedente). No País, os juros subiram 16 euros face ao mês anterior, enquanto o capital amortizado caiu cinco euros.

Recomendadas

Madeira: sondagem dá vitória ao PSD/CDS-PP sem maioria absoluta e com 11% de vantagem sobre PS

A sondagem indica que o Chega e a Iniciativa Liberal fariam a sua estreia na Assembleia da Madeira enquanto que a CDU perderia a representação parlamentar.

Proteção Civil da Madeira mostra disponibilidade em integrar missão de ajuda na Turquia e Síria

Um sismo na Turquia, a 6 de fevereiro, teve magnitude 7,8, e afetou também a Síria.

Câmara do Funchal anuncia apoio de 15 euros anuais ao abrigo do Programa Jovem Atleta

O apoio é destinado às associações desportivas. O montante sobe para os 30 euros se o jovem estiver inscrito em duas modalidades.
Comentários