[weglot_switcher]

Madeira terá este ano uma Carta de equipamentos de saúde

A Madeira disporá este ano de uma carta de equipamentos de saúde da Região, que permitirá conhecer em detalhe todos os equipamentos pesados e não pesados disponíveis nas entidades públicas e privadas da Região.
  • Hospital Centro do Funchal
14 Fevereiro 2017, 12h00

A revelação foi feita pelo secretário regional madeirense da Saúde, Pedro Ramos, durante a abertura das primeiras Jornadas do Madeira Medical Center. Esta inventariação dos equipamentos foi iniciada em 2016 pelo anterior titular da pasta da Saúde no executivo insular, João Faria Nunes.

Pedro Ramos esclareceu que as entidades privadas de saúde, são parceiros essenciais do sistema regional de saúde, dado que asseguram uma maior capacidade de resposta às necessidades da população em termos de saúde.

“Uma capacidade, que como bem sabemos, nem sempre o sistema público tem” afirmou.

A Carta Regional de Equipamentos Médicos em saúde pretende ser, segundo Pedro Ramos, “um instrumento de relevância no planeamento de cuidados de saúde, interligando-se, inevitavelmente, com a contratualização interna e externa das carteiras de serviços e de cuidados das instituições de saúde, e de suporte da decisão de investimentos em equipamentos pesados em saúde”.

“A necessidade de melhorar a gestão entre os recursos disponíveis no público e no privado significa criar melhores instrumentos de apoio à decisão. Conhecendo os recursos disponíveis, iremos evitar a duplicação na aquisição de equipamentos, poupando-se em investimentos desnecessários e redundantes”, disse Ramos.

Para a elaboração desta Carta será efetuada a inventariação de todos os equipamentos de Saúde (centros de saúde, hospitais, clínicas privadas), o seu estado, (caracterização dos edifícios e instalações), bem como do equipamento médico, clínicas e consultórios dentários, clínicas e consultórios médicos, centros de enfermagem, unidades de Medicina Física e Reabilitação, Unidades de Imagiologia, etc.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.