[weglot_switcher]

Madeira vai apresentar candidatura para receber competição internacional para jovens na vela

A intenção foi demonstrada pelo velejador João Rodrigues, durante uma condecoração na Quinta Vigia. A vinda do ferry vai facilitar o processo de candidatura da Madeira a competições internacionais nos desportos náuticos.
1 Agosto 2018, 14h00

A Madeira vai apresentar uma candidatura para receber um Campeonato do Mundo para jovens, em classe de iniciação nesta modalidade, referiu João Rodrigues aquando da sua condecoração pelo Governo Regional.

Com a chegada do ferry à Madeira abriu-se um conjunto de oportunidades para receber competições internacionais ligadas aos desportos náuticos.

Uma das ideias, passa por apresentar uma candidatura ao Campeonato do Mundo para jovens, na vela, disse João Rodrigues, durante a sua condecoração esta quarta-feira na Quinta Vigia pelo Governo Regional.

“Tenho o sonho de voltar a trazer eventos de vela para a Madeira”, referiu. O velejador disse que a Madeira tem “concorrido nos diversos anos a várias provas” mas a não existência de um ferry foi um entrave. “Com a vinda do ferry nós vamos tentar que isso possa acontecer”, acrescentou João Rodrigues.

O presidente do Governo Regional referiu que a Madeira “tem neste momento condições para receber provas internacionais”.

“Temos no âmbito para o plano do desenvolvimento do desporto na Madeira diálogo permanente com as associações e com os clubes. Estamos abertos a ter eventos em consonância com as nossas características. Uma delas são as condições para os desportos náuticos”, clarificou.

O governante destacou ainda o investimento feito em São Lázaro e em Santa Cruz para os desportos naúticos salientando a “importância de trazer jovens para a modalidade”.

Albuquerque disse ainda que João Rodrigues é “um exemplo como pessoa  e atleta” e que “as novas gerações podem ter nele uma referência”

“É um dos atletas portugueses com mais participações nos jogos. Esteve sempre no topo da alta competição o que é difícil”, realçou.

O governante fez ainda alusão às condições que a Madeira tem para a prática de desportos do mar.

João Rodrigues partilha desta opinião ao dizer que “a Madeira tem potencialidades gigantescas para a práctica das modalidades náuticas nas diversas modalidades” e já “foram dados passos para potenciar o que temos disponível”.

O velejador realçou ser ainda “extremamente gratificante” passados quase 30 anos receber um novo louvor e fazê-lo na presença de pessoas que partilham a paixão pelo mar.

“Estou grato por este sinal que o governo transmite que não é para mim mas para as actividades náuticas”, destacou.

Para João Rodrigues um dos segredos da longevidade tem sido “a paixão pelo desporto”.

“Depois tudo o resto vem por acréscimo. São efeitos secundários dessa paixão”, acrescentou. Ficou ainda o agradecimento às “muitas pessoas, entidades públicas e privadas” que “tudo deram para que eu pudesse cumprir esse sonho”.

Quanto ao jovens que estão na modalidade o velejador disse que “têm outros desafios” mas que “continuam a haver oportunidades para eles”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.