[weglot_switcher]

Madeira volta a ser a região do país com o salário líquido mais baixo

O rendimento médio da região está em 796 euros, em grande parte devido ao setor da pesca e da agricultura. Desde o Programa de Assistência que a Madeira não era a região com o vencimento mais baixo do país.
15 Novembro 2017, 07h45

A Madeira voltou a ser, desde o início deste ano, a região do país com o salário líquido mais baixo. Os vencimentos na pesca e na agricultura são a principal explicação para este desempenho em termos de remunerações médias.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre do ano o salário na região atingiu 796 euros, líquido de impostos e as contribuições para a Segurança Social. Este foi o valor mais baixo do país, em termos de regiões, cerca de 8% abaixo da média nacional, que ficou em 861 euros.

No primeiro e no segundo trimestres de 2017, a Madeira também tinha sido a região com o vencimento mais baixo. Segundo a séries estatísticas do INE, é a primeira vez desde o final de 2014 que a região ocupa o lugar mais baixo desta lista. Desde essa altura, em que a Região estava sob o plano de assistência, o Norte e o Algarve tinham vindo a registar os salários líquidos mais baixos.

Os baixos salários na região estão sobretudo influenciados pelos vencimentos na agricultura e na pesca na região, que estão 17% abaixo da média nacional. Segundo o INE, o salário médio nestes setores atingiu 550 euros no terceiro trimestre, na Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.