Madonna dá à luz uma árvore em novo NFT. Twitter dá mercado como “morto”

As obras estão em leilão e os lucros obtidos vão ser doados a três organizações sem fins lucrativos que se focam no apoio a mulheres a crianças. Uma das obras já recolheu uma oferta superior a 28 mil euros.

“Quando a Madonna entra no negócio do NFT, podemos confirmar que está morto”, escreve um utilizador do Twitter, apoiado por outras opiniões. Aos 63 anos de idade, a Rainha da Pop continua a surpreender o mercado, ainda que de forma negativa.

Madonna lançou uma coleção de NFT (non-fungible tokens) intitulada como Mother of Creation, em parceria com o artista digital Beeple, e contém imagens animadas da cantora, sem roupa a dar à luz árvores, borboletas e insetos robôs. São três vídeos criados com recurso a 3D: Mother of Nature, Mother of Evolution e Mother of Technology.

Em comunicado, a artista indica que “quis estudar o conceito da criação, não só como uma criança entra no mundo através da vagina de uma mulher, mas a forma como um artista dá à luz a criatividade”, sendo que o objetivo final da coleção é mostrar a ligação entre a forma como as pessoas criam vida e como se cria arte.

As obras estão em leilão e os lucros obtidos vão ser doados a três organizações sem fins lucrativos que se focam no apoio a mulheres a crianças afetadas pela guerra na Ucrânia (Voices of Children), apoio a mulheres vítimas de violência na República Democrática do Congo (City of Joy) e de apoio a mães e cuidadoras negras condenadas a penas de prisão (Black Mama’s Bail Out).

Apesar do processo criativo positivo, o Twitter reagiu de forma bastante negativa. “Não. Nem de forma remota estou interessado em ver um modelo 3D de qualquer ‘parte privada’ da Madonna”, lê-se.

“A Madonna a criar um NFT no momento em que o mercado entra em colapso é basicamente o pico de um boomer [pessoas nascidas entre 1946 e 1964]”, escreveu o utilizador malackey.

No entanto, parece que os comentários negativos não afetam a arte conjunta da artista e de Beeple. De acordo com a “Fortune”, dois dos NFT já contavam com ofertas de 12.757 dólares (12.303,94 euros) e outro somava uns estonteantes 29.440 dólares (28.394,46 euros).

Recomendadas

Deixe-se encantar pela Terceira, a ilha lilás

O que torna a Terceira tão especial é o magnífico contraste entre a beleza natural desta ilha vulcânica e a arquitetura do centro histórico de Angra do Heroísmo. Se está a pensar visitá-la, saiba que o Terceira Mar Hotel tem, no dia 29, uma campanha promocional, por ocasião do seu 19º aniversário.

Governo põe fim ao protocolo com coleção Berardo e anuncia novo museu no CCB para 2023

A informação foi dada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. O protocolo está em vigor desde 2006 entre o Estado, a fundação do Centro Cultural de Belém, Joe Berardo e a associação Coleção Berardo.

Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os ‘influencers’ mais conhecidos em Portugal

As conclusões são de um estudo de figuras públicas e digital influencers em Portugal. Ao comparar com a edição do ano passado deste estudo, o youtuber Wuant sobe uma posição e ultrapassa Bumba na Fofinha no top três de influencers digitais com maior notoriedade espontânea. 
Comentários