[weglot_switcher]

Mafalda Gonçalves quer acabar com descargas e esgotos a céu aberto em Santa Cruz

Na frente dos destinos da Câmara Municipal, Mafalda Gonçalves quer mais fiscalização ambiental e mais investimento em soluções que eliminem os focos de contaminação em Santa Cruz.
13 Setembro 2021, 14h20

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz considera fulcral criar soluções que resolvam os problemas de descargas e esgotos a céu aberto no concelho. Mafalda Gonçalves quer uma avaliação técnica dos investimentos que estão por fazer na área do ordenamento e proteção ambiental que defina as prioridades de intervenção e elimine “os atentados que ainda persistem” em Santa Cruz.

Mafalda Gonçalves lembra que “são conhecidos e frequentes os casos de contaminação ambiental que continuam a ocorrer no concelho, existem contaminações com origem em pecuárias licenciadas e localizadas nas várias freguesias de Santa Cruz, descargas nas ribeiras e no mar por parte de empreendimentos ou estações de tratamento de água residuais com equipamentos antigos ou infraestruturas subdimensionadas e ainda muitas habitações sem ligação a redes de saneamento básico”.

A candidata considera que todo este cenário, que coloca em causa a qualidade ambiental de Santa Cruz e a saúde das pessoas que vivem e usufruem do concelho, não resulta de atos isolados de sabotagem, mas sim de falta de investimento municipal numa “área demasiado importante para ser ignorada pela autarquia”, refere.

Na frente dos destinos da Câmara Municipal, Mafalda Gonçalves quer mais fiscalização ambiental e mais investimento em soluções que eliminem os focos de contaminação em Santa Cruz.

A candidata quer reforçar o investimento no saneamento básico, alargando a rede e beneficiando seções degradadas, e quer soluções viáveis e definitivas para as estações de tratamento de água residuais. Vai fazer também uma avaliação técnica sobre a quantificação e destino dos resíduos das explorações e outras instalações pecuárias localizadas no concelho e vai apoiar a requalificação e modernização de infra-estruturas de tratamento de resíduos de estabelecimentos sediados em Santa Cruz, tornando o ambiente e a saúde pública uma das prioridades do seu mandato.

“O ambiente pode não dar votos, mas garante saúde, segurança e desenvolvimento sustentável”, princípios que Mafalda Gonçalves quer ver valorizados no seu mandato à frente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Por via do falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e durante o período de luto nacional, o Partido Socialista-Madeira suspendeu os comícios, convívios e arruadas de campanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.