[weglot_switcher]

Mafalda Gonçalves quer criar orçamento participativo e apoio ao arrendamento para jovens em Santa Cruz

A candidata socialista considera que o Orçamento Participativo Jovem trata-se de um importante instrumento de cidadania que possibilita que os jovens definam prioridades para o seu concelho e elaborem propostas a ser viabilizadas através do orçamento municipal.
17 Agosto 2021, 13h24

A fixação dos jovens no concelho de Santa Cruz é um dos propósitos da candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal, que, nesse sentido, se propõe a criar várias medidas de apoio dirigidas à juventude, nomeadamente a criação de um orçamento participativo e o apoio ao arrendamento jovem.

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, 17 de agosto, junto ao edifício dos Paços do Concelho, Mafalda Gonçalves deu conta que, se ganhar as eleições, tem em vista criar o Conselho Municipal de Juventude, o Orçamento Participativo Jovem e um programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, medidas que considerou serem fundamentais para “fixar os jovens na terra que os viu nascer” e para que ali possam prosperar.

Tal como explicou a candidata do PS, o Conselho Municipal de Juventude será um órgão consultivo, composto exclusivamente por jovens, e que “pretende ser uma porta aberta de diálogo e de contacto direto entre a juventude do concelho e o executivo camarário”. A candidata acredita que assim será possível aos jovens levarem as suas aspirações e ideias e serem colocados no centro das decisões que mais afetam as suas vidas.

Já quanto ao Orçamento Participativo Jovem, Mafalda Gonçalves considera tratar-se de um importante instrumento de cidadania que possibilita que os jovens definam prioridades para o seu concelho e elaborem propostas a ser viabilizadas através do orçamento municipal.

“Os nossos jovens são empreendedores, criativos e conhecedores da realidade e do que querem para a sua terra”, sustentou, acrescentando que “não basta dizer que os jovens são o futuro”, mas que “é preciso dar-lhes ferramentas e criar as oportunidades para que eles possam ser agentes diretos e tenham uma influência direta na construção do seu futuro”.

Por outro lado, a candidata adiantou também a intenção de criar um Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, ao abrigo do qual os jovens poderão apresentar candidaturas, mediante a realização de contratos de arrendamento de imóveis do concelho, sendo que a autarquia ajuda no pagamento de uma parte da renda, de acordo com critérios definidos em regulamento municipal. O objetivo é a atribuição de um apoio, que será revisto e reavaliado a cada ano, por um período máximo de cinco anos.

“Acreditamos que a juventude do concelho deve ser apoiada e valorizada. É preciso criar medidas que levem os jovens a viver em Santa Cruz e aqui constituírem família, e, para isso, a habitação é fundamental e este apoio será determinante”, vincou ainda Mafalda Gonçalves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.