[weglot_switcher]

E-mail da Odebrecht indica que Lula ia abrir caminho a projetos

Documento está na posse das autoridades e faz parte da acusação dirigida ao ex-ministro António Palocci, acusado de receber milhões em subornos para si e para o PT.
  • Fernando Donasci/Reuters
3 Outubro 2016, 08h15

Num e-mail de janeiro de 2005, enviado à equipa executiva da empresa por Marcelo Bahia Odebrecht, detido há um ano e três meses no âmbito da operação Lava Jato, referia-se que o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, estava disponível “para ajudar a destravar qualquer dificuldade para fazer acontecer” os projetos da companhia.

A informação foi divulgada pelo diário “Estadão” e é um dos documentos que estão na posse das autoridades, tendo contribuído para que a detenção do ex-ministro António Palocci fosse convertida em prisão preventiva sob a acusação de ter recebido milhões em subornos da firma.

“Lula ficou de eleger três projetos e conduzir o assunto através de um grupo (Palocci, Dilma e Ministro dos Transportes) ficando disponível para ajudar a ‘destravar’ qualquer dificuldade para fazer acontecer” – esta é uma das passagens do que está escrito nesse e-mail de 19 de janeiro de 2005, destinado a nove executivos do grupo.

Tudo isto sucedeu na sequência de uma reunião em que o pai de Marcelo, Emílio Odebrecht, teria deixado tudo resolvido com o ex-chefe de Estado. “Segue a agenda que meu pai repassou com Lula na sua reunião de sexta”, lê-se a seguir com a descrição do tal encontro, segundo o diário brasileiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.