[weglot_switcher]

Maior central solar do mundo foi inaugurada na Índia

A índia inaugurou aquela que é actualmente a maior central solar do mundo, capaz de gerar mais 648 MW de electricidade, suficientes para abastecer mais de 150.000 lares.
4 Dezembro 2016, 16h00

Depois de oito meses de construção, está pronta a Central Solar de Kamuthi, a maior do mundo. Situada em Kamuthi, na Índia, esta nova infraestrutura ganha o título à central californiana Topaz Farm.

Segundo o sítio especializado mais tecnologia.com, a nova central ocupa uma área de 1.000 hectares e é abastecida por mais de 2,5 milhões de módulos solares, 576 inversores de corrente e 154 transformadores numa instalação que reúne 6.000 quilómetros de cabos.

O projeto representou um investimento de custo de 636,7 milhões de euros.

Segundo o órgão de informação especializado, “a Índia passará no próximo ano a ser o terceiro maior produtor de energia solar a nível mundial, com planos para conquistar as posições ocupadas pela China e pelos Estados Unidos da América”.

Adiantando ainda: “Em 2022, na Índia serão cerca de 60 milhões de lares que terão electricidade solar, já que para 2030 o governo planeia reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis para apenas 60%”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.