Maior IPO da década. Ações da Porsche vendidas no topo do intervalo (com áudio)

A Volkswagen vendeu 911 milhões de ações (12,5% do capital) da Porsche no topo do intervalo pré-definido (82,5 euros), tirando partido da forte procura dos investidores. A Volkswagen encaixou ao todo 9.400 milhões de euros, com a dispersão em bolsa, o que lhe dá o estatuto de maior negócio de ações europeu.

As ações da Porsche entraram hoje na bolsa de Frankfurt na maior oferta pública inicial (IPO) da última década na Europa e que avalia a fabricante de automóveis de luxo alemã em 75 mil milhões de euros.

Apesar do momento de forte turbulência nas bolsas, a Volkswagen vendeu 911 milhões de ações (12,5% do capital) da Porsche no topo do intervalo pré-definido (82,5 euros), tirando partido da forte procura dos investidores e do compromisso de investimento por parte de institucionais de relevo, como o fundo do banco central da Noruega e o fundo soberano do Qatar, segundo relata a BA&N Unit Research.

O fabricante alemão de automóveis desportivos Porsche (a empresa famosa por produzir o icónico modelo 911) e que é uma subsidiária da Volkswagen, encaixou ao todo 9.400 milhões de euros, com a dispersão em bolsa, o que lhe dá o estatuto de maior negócio de ações europeu em mais de uma década.

É de lembrar que a Porsche SE já era uma empresa cotada em bolsa, controlada pela família Porsche-Piech e que é a maior acionista da Volkswagen. A Porsche AG é um fabricante de automóveis desportivos e faz parte do Grupo Volkswagen, e foram as suas ações que foram alvo de Oferta Pública Inicial (IPO).

As ações ordinárias que dão direito a voto continuam na mão da família, enquanto as ações preferenciais permanecerão sem direito a voto e foram essas que foram vendidas na bolsa de Frankfurt. Isto significa que aqueles que investiram, após o IPO, terão ações na Porsche AG, mas não terão qualquer palavra a dizer sobre a forma como a empresa é gerida.

A Porsche AG permanecerá sob controlo significativo tanto da Volkswagen como da Porsche SE.

Segundo a “Bloomberg”, a Volkswagen dividiu o capital social da Porsche em partes iguais entre ações com e sem direito a voto, com o fabricante alemão de automóveis a manter 75% do capital da empresa. Cerca de 12,5% do capital total – apenas ações sem direito a voto – entrou hoje em bolsa, com uma grande parte a ir para quatro investidores: Qatar Investment Authority, Norway’s sovereign wealth fund, T. Rowe Price and ADQ (Abu Dhabi) que se comprometeram, em conjunto, a absorver até 3,7 mil milhões de euros do IPO.

Os outros 12,5% do total das ações vão diretamente para os maiores acionistas da VW – a bilionária família Porsche e Piech – através da sua empresa de investimento Porsche SE. A família já detém uma maioria de 53% das ações com direito a voto da VW, e, nos termos da IPO, receberão também 25% mais uma ação com direito a voto da Porsche AG, pagando um pequeno prémio pelas ações preferenciais num total de 10,1 mil milhões de euros.

Recomendadas

Black Friday faz volume de pagamentos com Ifthenpay aumentar 18% em novembro

A Ifthenpay, empresa portuguesa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas, anunciou que registou um crescimento de mais 18% ao longo do mês de novembro na movimentação financeira através dos seus pagamentos digitais (+95,5 milhões de euros), e por comparação com período homólogo do ano anterior.

BPI distribui presentes de Natal a crianças no país

A edição de 2022 deverá mobilizar milhares de pessoas – entre trabalhadores sociais, voluntários, colaboradores e clientes do banco – para realizar os desejos de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil em todo o país.

Exigir participação de mulheres em conferências é o novo grito pela igualdade

O BNP Paribas Portugal assumiu o compromisso de garantir 40% de mulheres no Comité Executivo do Banco e no G100 até 2025 e de não participar em conferências em cujos painéis não estejam mulheres. Acordo com movimento francês Jamais Sans Elles foi oficializado no dia 10 de novembro.
Comentários