[weglot_switcher]

Maior projeto de energia solar do mundo vai nascer na Arábia Saudita

Quando concluído, este projeto deverá ter capacidade para produzir até 200 gigawatts (GW) até 2030 ou seja, a capacidade de energia nuclear total do mundo, cerca de 390 GW no final de 2016.
28 Março 2018, 14h26

O Vision Fund do SoftBank irá investir na criação do maior projecto de energia solar do mundo na Arábia Saudita.

Quando concluído, este projeto deverá ter capacidade para produzir até 200 gigawatts (GW) até 2030, afirmou o presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son. O número é comparável à capacidade de energia nuclear total do mundo, cerca de 390 GW no final de 2016.

Ao investir em energia solar, a Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, poderá reduzir a quantidade de petróleo que usa actualmente para gerar energia. A medida ilustra o compromisso do governante saudita em transformar o status quo económico do país.

O total de investimento final para os 200 GW de geração, incluindo os painéis solares, o armazenamento de baterias e uma instalação de fabricação de painéis na Arábia Saudita, totalizará cerca de 200 mil milhões de dólares (cerca de 229 mil milhões de euros).

O plano de reforma “Visão 2030” da Arábia Saudita, que visa reduzir a dependência económica do país em relação ao petróleo, foi uma boa combinação para a visão de longo prazo do fundo para a inovação, disse Son. “Essas duas visões uniram-se para criar energia renovável limpa, sustentável, de baixo custo e produtiva”, disse.

Apesar de ser um dos países com maior exposição solar do mundo, a Arábia Saudita gera a maior parte de sua eletricidade a partir de usinas termoelétricas a óleo.

Toda a capacidade de energia instalada da Arábia atualmente está em torno de 60 GW. Adicionar 200 GW criaria uma enorme capacidade excedente que poderia ser exportada para os vizinhos ou usada pela indústria. Estimativas da indústria dizem ainda que cerca de 300 mil a 800 mil barris petróleo bruto são queimados por dia para a geração de energia no reino.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.