[weglot_switcher]

Maior vendedora de canábis do mundo vai nascer no Canadá

A proposta acontece numa altura em que o mercado tem ganho destaque no Canadá, com o governo a estudar a aprovação do uso recreativo de marijuana a partir de julho de 2018.
16 Novembro 2017, 18h59

A empresa canadiana Aurora Cannabis lançou esta quinta-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) à concorrente CanniMed Therapeutics. Caso a fusão se concretize, poderá resultar na maior vendedora de canábis medicinal do mundo, com uma produção anual de 130 mil quilos para 40 mil clientes e uma capitalização em bolsa 2.348 milhões de dólares.

A proposta feita pela Aurora prevê a oferta de troca de 24 dólares por ação da CanniMed, o significa uma valorização da empresa em 455 milhões de dólares, ou seja, 57% acima do preço atual de mercado, de acordo com um comunicado da Aurora Cannabis.

“A proposta foi entre ao Conselho de diretores da CanniMed a 13 de novembro de 2017 e a Aurora pretende chegar a um acordo assinado mutuamente para a fusão com a CanniMed”, explicou a empresa. “A CanniMed ainda não entrou em discussões ativas com a Aurora. No entanto, a Aurora acolhe a oportunidade de o fazer para que os acionistas da CanniMed possam beneficiar do significativo valor inerente à proposta”.

A OPA aconteceu numa altura em que o mercado de canábis no Canadá tem ganho destaque, já que o governo de Justin Trudeau anunciou que poderá aprovar uma lei que permita o uso recreativo de marijuana a partir de julho de 2018. Além disso, o executivo pretende que os preços baixem para desincentivar a produção e venda no mercado negro.

As declarações de Trudeau levaram uma subida no valor das ações dos produtores no país. Em um mês, os títulos da Aurora duplicaram de preço, sendo que a empresa tem agora um valor de mercado avaliado em 1.957 milhões de dólares.

“A Aurora e a CanniMed são uma ótima junção, verdadeiramente complementar, e estou convencido que podemos gerar ainda mais valor combinando as duas empresas e alinhando os nossos esforços estratégicos”, disse o CEO da Aurora, Terry Booth, em comunicado. “A Aurora tem os conhecimentos de gestão, a força de capital no mercado, os canais de distribuição, o poder da marca e as perspetivas de crescimento para integrar de forma bem-sucedida a CanniMed”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.