Maioria dos portugueses foi para fora cá dentro

A generalidade dos portugueses, 92%, optou por gozar as férias de verão em Portugal, de acordo com os dados da HomeAway, empresa que opera na área do arrendamento de alojamentos para férias. A região do Algarve continua a ser a preferida dos portugueses, mas os Açores apresentaram um crescimento de 160% em relação ao verão […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

A generalidade dos portugueses, 92%, optou por gozar as férias de verão em Portugal, de acordo com os dados da HomeAway, empresa que opera na área do arrendamento de alojamentos para férias.

A região do Algarve continua a ser a preferida dos portugueses, mas os Açores apresentaram um crescimento de 160% em relação ao verão do ano passado.

Os dados da HomeAway revelam que a procura nacional aumentou 26% em relação ao verão de 2014 e a região norte apresenta o maior crescimento no continente (+46%) ascendendo à terceira posição do ranking e empurrando o Alentejo para fora do pódio.

A HomeAway conclui ainda que, de ano para ano, Portugal se apresenta cada vez mais como um destino de eleição para os europeus, especialmente para os franceses (crescimento de +24% de reservas). Também entre os europeus, o Algarve continua a ser a região mais popular protagonizando um aumento da procura de +17% (+28% no que diz respeito aos franceses), mas destaca-se um crescimento importante da região Norte (+37% por parte dos franceses vs +30% por parte dos europeus em geral).

Ingleses, alemães, espanhóis (apesar da quebra na procura) e Italianos compõem o restante top 5 de nacionalidades que escolheram Portugal como destino preferido para as férias de verão. Ao todo registou-se um crescimento de +15% nas reservas de estadias efetuadas por estrangeiros em Portugal, no portal HomeAway.

Em 2014 o número de turistas em Portugal já tinha aumentado 12,6%, ascendendo a um total de 15 milhões, com quase nove milhões de turistas a visitarem o país. Segundo o INE, a grande maioria veio do exterior, com quase nove milhões de turistas a visitarem o país.

“É notório que o turismo em Portugal continua a a crescer de forma exponencial. O aumento do número de alojamentos disponíveis para férias também contribui para a diversificação da oferta e para a valorização do destino Portugal na Europa, que alicia cada vez mais turistas nomeadamente grupos de amigos e famílias. A atração turística do país tem captado a atenção de turistas estrangeiros e nacionais”, adianta Sofia Dias, responsável HomeAway para o mercado português.

De acordo com uma análise feita ao portefólio de alojamentos HomeAway disponíveis a nível europeu, Portugal destaca-se como o país que mais aposta na disponibilização de casas kids friendly (68%) e com acesso à Internet gratuito (61%). máquina de lavar (77%), estacionamento (57%), piscina (52%) e barbecue (49%). Portugal é ainda o país líder a nível europeu no que diz respeito à oferta de casas com acesso para cadeiras de rodas (18% vs. 7% correspondentes à média europeia).

Também os preços das estadias em Portugal, o aumento de rotas realizadas por companhias aéreas mais económicas que têm como destino Portugal, o custo de vida local mais baixo do que no norte da Europa, o clima e a hospitalidade do povo português são motivos que levam à escolha deste destino pelos estrangeiros.

O custo médio de arrendamento, por semana, rondou os 850 euros e a duração média das estadias em Portugal, tanto de portugueses como de estrangeiros, foi de sete dias.

Nas idas para fora, Espanha foi o destino de eleição dos portugueses, essencialmente as regiões da Andaluzia, Galiza e Catalunha. Brasil, França e Itália completam o top 5 dos países que registaram um maior número de pedidos de reserva por parte dos portugueses.

OJE

Recomendadas

MyCloma Fest XMAS Edition regressa este fim-semana ao Porto

Fundada por quatro jovens em 2020, a MyCloma é uma plataforma portuguesa de compra e venda de roupa em segunda mão, uma aposta num modelo de economia circular, que visa combater o desperdício têxtil enquanto que ajuda a prolongar o ciclo de utilização dos bens. 

Investigação avalia saúde estrutural do Mosteiro da Batalha por prevenção

Uma investigação iniciada em março, no âmbito de uma bolsa de doutoramento de quatro anos, procura avaliar a saúde estrutural do Mosteiro da Batalha, Património Mundial da Unesco, com o objetivo de prevenir.

“Vinhos no Pátio” regressa de 9 a 11 de dezembro ao Pátio da Galé

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e as Comissões Vitivinícolas Regionais de Lisboa e da Península de Setúbal retomam o evento Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé. Durante três dias poder-se-ão provar mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops e masterclasses e fazer uma pausa para petiscar.