[weglot_switcher]

Mais de 14 mil enfermeiros emigraram desde o início de 2010

Numa altura em que os enfermeiros protestam nas ruas, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar o reconhecimento dos enfermeiros especialistas, são cada vez mais os jovens recém-licenciados a pensar em emigrar.
12 Setembro 2017, 09h22

Sair do país continua a ser uma opção para milhares de profissionais da enfermagem em Portugal. Desde o início da década, foram mais de 14 mil os enfermeiros que optaram por rumar a outros países, como o Reino Unido, onde auferem rendimentos anuais maiores e têm mais possibilidades de progredir na carreira, avança o ‘Diário de Notícias’.

“Inglaterra é um mercado muito grande, sobretudo para recém licenciados, mas temos países como a Arábia Saudita e o Dubai que procuram muito enfermeiros especialistas, mais até do que os países da Europa, porque estão a abrir muitos hospitais novos”, afirmou ao ‘DN’ a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Em Portugal, um enfermeiro especialista ganha cerca de 12.000 euros brutos por ano (quase 1.200 euros por mês), tanto como um enfermeiro de cuidados gerais. No entanto, ao emigrar para Inglaterra, o salário que irá ganhar sobe para pelo menos 28.965 euros anuais e, ao ser-lhe reconhecida a especialidade, pode prestar serviços que não poderia em Portugal. Além disso, a possibilidade de progredir na carreira é bem maior, assim como a hipótese de vir a ganhar mais com os anos de experiência.

“Em Inglaterra a enfermagem não é um curso superior, mas sim profissional. Na Alemanha é a mesma coisa. Portugal, Espanha, França e Itália, sim, são países onde a carreira de enfermeiro implica uma licenciatura. Existe ainda uma aposta na investigação e formação, paga pelos hospitais, e com redução de horário para a frequência, o que não acontece cá”, explicou ao jornal a recém-licenciada, Ana Ribeiro, que está a pensar em emigrar para o Reino Unido.

Numa altura em que os enfermeiros protestam nas ruas, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar o reconhecimento dos enfermeiros especialistas, são cada vez mais os jovens recém-licenciados a pensar em emigrar. Os sindicatos dos enfermeiros anunciam que a greve de cinco dias se vai manter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.