[weglot_switcher]

Mais de 16 mil funcionários públicos vão ter duplo aumento salarial

O descongelamento das carreiras vai custar ao Estado cerca de 16 milhões de euros.
21 Setembro 2017, 08h16

O Governo e os sindicatos iniciam esta quinta-feira as negociações sobre o descongelamento da carreira dos trabalhadores da função pública. Mais de 16 mil funcionários públicos (16.100) vão ter um duplo aumento salarial, uma vez que têm direito a duas progressões, escreve o Correio da Manhã.

A medida vai custar aos cofres estatais cerca de 16 milhões de euros e vai abranger 31 carreiras (Polícia de Segurança Pública, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, docentes universitários, médicos, técnicos…) onde há trabalhadores com o direito à tal dupla progressão, segundo o relatório sobre o impacto do descongelamento das carreiras, a partir do próximo ano, citado pelo CM.

Desse montante total de 16 milhões de euros, quase 14 milhões de euros são destinados a cobrir as despesas com a subida salarial dos membros da Polícia de Segurança Pública, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana e docentes universitários.

O modelo de progressões dos funcionários públicos ainda não está terminado mas o Governo português pondera não dar prioridade às carreiras que tiveram aumentos de ordenado nos últimos anos, apurou o Jornal de Negócios.

De acordo com o diário, para o próximo Orçamento do Estado (OE2018), o descongelamento de carreiras na função pública vai beneficiar quem nunca foi aumentado. O Executivo estará a desenvolver um modelo faseado para permitir descongelar as progressões ao longo dos próximos anos, já se consciencializou sobre a realidade nos vários ministérios e tem 200 milhões de euros disponíveis.

“Próximo passo, para o próximo ano: descongelamento das carreiras na função pública que não tenham sido objeto de nenhum tipo de descongelamento, sejam carreiras gerais ou especiais”, havia anteriormente dito o primeiro-ministro, António Costa, numa entrevista ao Expresso.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/tribunal-pode-chumbar-descongelamento-faseado-das-progressoes-na-funcao-publica-207264

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.