[weglot_switcher]

Mais de 26 mil famílias em Portugal precisam de casa (e ainda há dados por apurar)

Estas necessidades respeitam a apenas 174 autarquias portuguesas, dado que as restantes 136 ainda se encontram em fase de apuramento.
  • 50º Lugar
2 Dezembro 2017, 15h47

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, está a realizar um levantamento nacional sobre as necessidades de realojamento a pedido da Assembleia da República. Mas os dados fornecidos ao diário Público pelo Ministério do Ambiente revelam já a dimensão do problema… e não é pequena.

As 174 autarquias já apuradas contabilizam 26.591 famílias que se enquadram nos critérios de carência de alojamento definidos. Mas os números são ainda provisórios. Falta apurar a informação de 136 municípios para que fique completo o plano desenvolvido pelo Governo.

“Vai ser preciso um programa de realojamento com dotação própria, o que não existe no Orçamento do Estado para 2018”, afirmou ao Público, Helena Roseta, deputada do PS, que juntamente com o grupo parlamentar, lidera a consulta pública sobre a matéria.

A informação é fornecida através de um questionário respondido pelas autarquias sobre a situação de carência dos munícipes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.