[weglot_switcher]

Mais de 30 instituições participam no capital social do Banco Montepio

O projeto da Instituição Financeira da Economia Social foi subscrito por Carlos Tavares quando iniciou o mandato de presidente do Banco Montepio, em março de 2018. Para o concretizar, Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista, dona do banco, anunciou a abertura do seu capital a 50 instituições particulares de solidariedade social.
  • Cristina Bernardo
28 Dezembro 2018, 22h27

Na última sexta-feira de 2018, foi oficialmente formalizado o início do projeto da Instituição Financeira da Economia Social, com a entrada de mais de 30 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) a participarem no capital da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG).  A Santa Casa da Misericórdia, que admitiu a entrada no capital do banco ate 10% do total, é apenas uma.

No anúncio oficial do projeto, no dia 28 de junho, o presidente da Associação Mutualista, o recém-eleito Tomás Correia, dona da CEMG, admitiu a participação de 50 IPSS no capital do Banco Montepio. Ainda que abrangente em número, seria simbólica no valor, porque era “mais valiosa a participação emocional no projeto”.

Para participarem no capital da CEMG, a IPSS terão, naturalmente, de adquirir ações do banco à Associação Mutualista, recentemente reeleito, e que também é dona do banco. No entanto, de acordo com o regime jurídico das caixas económicas (decreto-lei nº190/2015), a Mutualista manter-se-á oficialmente como a instituição titular da CEMG.

A participação das 50 IPSS no capital da CMEG está para breve, em data próxima do início de 2019, sabe o Jornal Económico.

A abertura do capital do Banco Montepio às IPSS vem, de resto, prevista na Carta de Missão dos órgãos sociais do banco e cujo presidente, Carlos Tavares, subscreveu no início do seu mandato, no passado dia 21 de março de 2018. Na Carta, que o Jornal Económico consultou, lê-se que “num quadro de maior exigência regulamentar e concorrencial, a CEMG mantém-se vinculada aos valores fundamentais da sua fundação, em 1844, nomeadamente quanto ao importante papel que desempenha no contexto da economia social, de raiz mutualista”.

Atualmente, para além da Associação Mutualista, são 32 as instituições que participam no capital social do Banco Montepio, apurou o Jornal Económico.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.