Mais de 30% da população portuguesa tem deficiências

Esta segunda-feira, 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O Eurostat refere que, no passado, cerca de um quarto da população da União Europeia com mais de 16 anos tinha deficiências.

Portugal tinha 33% da sua população (com 16 anos ou mais) com deficiências duradouras em 2017. No conjunto dos Estados-membros da União Europeia, este tipo de problemas afetou um quarto da população, no ano passado, revelou esta segunda-feira, 3 de dezembro, o Eurostat.

“Entre os Estados-membros da União Europeia, em 2017, as menores proporções de deficiências de longa duração foram registadas em Malta (12%) e na Suécia (13%), e as mais altas na Letónia (41%), na Eslovénia (36%) e na Estónia (35%). As mulheres foram as mais propensas a relatar incapacidades (27% em comparação com 22% dos homens)”, informa o relatório do Eurostat.

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o organismo de estatística europeu reuniu os registos de pessoas com limitações na realização de atividades quotidianas (entre as quais estudar, trabalhar, cuidar da casa, fazer desporto…) durante, pelo menos, seis meses.

Fonte: Eurostat

Recomendadas

Cinco milhões para ações de emergência na serra da Estrela até final do ano

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse que o Fundo Ambiental disponibiliza, até ao final do ano, cerca de cinco milhões de euros para ações de emergência.

Costa Silva: Próximos anos não vão ser “cor-de-rosa” para a economia portuguesa

António Costa Silva, ministro da Economia, afirma que “não é com receitas do passado que vamos resolver os problemas”, defendendo que “para resolver os problemas de curto prazo, precisamos de uma visão de longo prazo”.

Dionísio Pestana pede reforma dos impostos como apoio às empresas

O presidente do Grupo Pestana afirma não precisar de ajudas diretas, perante o cenário de incerteza, mas pede ao Governo que avance com uma reforma nos impostos, apontando para a TSU.
Comentários