[weglot_switcher]

“Mais de 30% dos clientes ativos da economia do mar são com financiamento da CGD”

“A Caixa está preparada e ativamente empenhada em concretizar este verdadeiro desígnio nacional”, conclui o CEO do banco. Paulo Macedo citou Marcelo Rebelo de Sousa para realçar a importância da economia do mar.
22 Maio 2023, 17h32

O CEO da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse hoje, no lançamento da primeira plataforma digital concebida para mapear rapidamente dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, PMEs e investidores, que “uma parceria entre o Fórum Oceano e a CGD, na totalidade do seu universo e valências, banca comercial, banca de investimento e de capital de risco, irá aprofundar e fortalecer a cooperação entre ambas as instituições, no apoio aos agentes económicos”.

“A Caixa tem como ambição ser o principal motor no financiamento deste setor na vertente económica”, referiu o presidente da CGD falava na cerimónia de assinatura dos acordos de cooperação Fórum Oceano.

“Atualmente, mais de 30% dos clientes ativos do Hypercluster economia do mar são apoiados com financiamento da Caixa, sendo que 70% têm classificação de Rating ESG Bom ou Satisfatório”, revelou Paulo Macedo.

O Hub Azul Dealroom é a plataforma digital de internacionalização global da Economia Azul de Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano (Cluster da Economia Azul de Portugal), em articulação com o Conselho de Gestão Estratégica presidido pela Direção-Geral de Política Marítima do Ministério da Economia e Mar de Portugal .

O Hub Azul Dealroom é financiado pelo Next Generation EU Fund – Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

“A Caixa e o Fórum Oceano têm objetivos e interesses comuns na promoção do ecossistema do mar nas suas mais latas perspetivas, informação, inovação e sustentabilidade”, explicou o presidente da CGD.

Foram assinados esta segunda-feira quatro Protocolos de Cooperação entre o Fórum Oceano, liderado por António Nogueira Leite e quatro instituições. Na Gare Marítima de Alcântara os protocolos foram assinados pelo CEO da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo; pelo presidente da StartUp Portugal António Dias Martins; a presidente da EuroNext Lisbon, Isabel Ucha; e presidente do Porto de Lisboa Carlos Correia.

A Caixa “irá colaborar na sistematização e divulgação de informação sobre o hypercluster do Mar, promover novas soluções financeiras e de assessoria para apoiar empresas, desde as start-ups até aos grandes projetos inovadores e disruptivos, dando primazia ao financiamento aos subsetores da Economia do Mar, que podem e devem ser explorados com um pendor sustentável: eólicas off-shore, green-shipping, novos materiais para inúmeras indústrias, exploração dos fundos dos oceanos e florestas marinhas, gestão de recursos marinhos para o setor alimentar, etc”, revelou o presidente do banco do Estado.

“A Caixa, como banco líder e maior banco português, pretende estar na linha da frente na concretização da visão e potenciação da economia azul, que representa uma oportunidade estratégica, única para o país, em que a informação, o conhecimento, a inovação, a sustentabilidade e a gestão pró-ativa da ‘nossa’ plataforma continental são fatores críticos de sucesso”, disse o CEO do banco.

Paulo Macedo defendeu que o “valor económico do mar assume especial relevância os recursos energéticos, os recursos minerais, o investimento em tecnologias, como a crescente aposta na energia das ondas e eólica off-shore”.

“O mar é também o principal sequestrador de carbono, através das florestas marinhas”, referiu o CEO da CGD que considera que “a economia azul é preponderante para o desafio da descarbonização, contribuindo para o desenvolvimento e para a inovação”.

Paulo Macedo realçou também que a estratégia de sustentabilidade da Caixa “reflete a integração dos desafios ESG (environmental, social, and corporate governance) na estratégia de negócio-core e materializa-se na nossa ambição de sermos líderes no financiamento sustentável, apoiando ativamente na sensibilização da sociedade e no financiamento e assessoria aos agentes económicos, em investimentos que acelerem a transição para uma economia mais sustentável e inclusiva” e “a Economia do Mar oferece inúmeras oportunidades”.

“Noutro plano, a Caixa apoia também o Prémio Mar Sustentável CGD, que visa reconhecer as personalidades e as organizações que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento da Economia Azul ESG”, acrescentou.

Paulo Macedo citou o Presidente da República  para dizer que “[o mar] é fundamental para toda a comunidade internacional e para Portugal, que tem assumido uma posição firme e liderante na preservação do oceano, na aposta no seu conhecimento e no desenvolvimento sustentável de uma economia azul”.

“A Caixa está preparada e ativamente empenhada em concretizar este verdadeiro desígnio nacional”, conclui o CEO do banco.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.