[weglot_switcher]

Mais de 350 milhões de árvores foram plantadas na Etiópia em 12 horas

Apesar desta iniciativa, o objetivo está longe de ficar comprido dado que a meta traçada pelo governo etíope seja de plantar 4 mil milhões de árvores para restaurar os solos e reverter a desflorestação no país.
27 Dezembro 2019, 14h47

Mais de 350 milhões de árvores foram plantadas em apenas 12 horas na Etiópia, no início desta semana, de acordo com Getahun Mekuria, ministro da Inovação e Tecnologia etíope. A tarefa ocorreu em mais de mil áreas do país africano, e os líderes da iniciativa dizem que se trata de um novo recorde mundial. Nos anos 2000, a Etiópia tinha apenas 4% de cobertura florestal, segundo relata a “BBC” esta sexta-feira.

Atualmente, a liderança pertence à India por ter plantado, em 24 horas, 50 milhões de árvores com a ajuda de 800 mil voluntários.

Apesar desta iniciativa, o objetivo está longe de ficar comprido dado que a meta traçada pelo governo etíope seja de plantar 4 mil milhões de árvores para restaurar os solos e reverter a desflorestação no país. De acordo com uma análise ambiental, serão necessárias 1,2 biliões de árvores novas para que o planeta esteja a altura para combater o aquecimento global.

A plantação em massa faz parte de um projeto do governo chamado “Green Legacy Initiative” (Iniciativa do Legado Verde, em tradução livre), que busca combater “a assustadora degradação ambiental” que o país está a sofrer.

A plantação foi feita por voluntários de várias ONG, enquanto oficiais do governo se encarregaram de fazer uma contagem, segundo informou Kalkidan Yibeltal, jornalista da BBC em Addis Ababa, capital da Etiópia.

O projeto de plantação de árvores é liderado pelo primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed. A iniciativa também contou com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e das embaixadas de alguns países na Etiópia.

Segundo os dados da ONU, no início do século XX as florestas ocupavam 35% do território da Etiópia, mas essa percentagem foi caindo até chegar a pouco mais de 4% nos anos 2000. Com 103 milhões de habitantes, a Etiópia é a segunda nação mais populosa da África, depois da Nigéria. O país é vulnerável a desastres ambientais causados ​​pelas alterações climáticas, especialmente às secas, que se intensificaram nos últimos anos e afetam milhões de pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.