[weglot_switcher]

Mais de 50% dos empresários não acredita nas vantagens do 5G

Estudo da Accenture aponta que a maioria dos gestores de médias e grandes empresas no mundo duvidam das vantagens do 5G. E, apesar de 72% dos executivos ter afirmado ser difícil imaginar futuras possibilidades e utilizações do 5G para as diversas indústrias, 70% acredita que as suas aplicações irão permitir criar novos negócios.
  • David Becker/Getty Images
2 Julho 2019, 10h15

As vantagens da quinta geração da rede móvel (5G) face à versão anterior (4G) geram dúvidas em 53% dos empresários das áreas de negócio e de tecnologia, de acordo com um estudo mundial da Accenture, divulgado esta segunda-feira. Os executivos de empresas de média e grande dimensão de dez países “subestimam o potencial da tecnologia 5G” e acreditam que existem “poucas vantagens” entre o 5G e o 4G, “ao nível da velocidade e capacidade de rede”.

Os empresários inquiridos pela consultora concordam, contudo, que o 5G “pode ter um enorme potencial na criação de vantagens competitivas”, sendo que os desafios existentes ao desenvolvimento das diversas indústrias são apontadas como “barreiras na adoção” da nova rede móvel. Isto é, “enquanto 78% dos executivos acredita que a utilização do 5G irá tornar o seu negócio mais seguro”, 32% tem dúvidas em relação à sua segurança, 36% dos empresários aponta o investimento inicial no 5G como um problema e 29% coloca a adesão dos colaboradores ao uso do 5G como entrave.

O vice-presidente da Accenture Portugal, Eduardo Fitas, acredita que no “potencial valor que o 5G pode trazer às organizações”, mas é necessário que as empresas compreendam as “necessidades do cliente” e consigam “superar as barreira de adoção” da nova tecnologia.

Aos números citados, acresce a conclusão da Accenture que, embora as empresas de telecomunicações sejam os principais fornecedores de serviços com os quais 40% dos inquiridos planeiam associar-se na implementação do 5G nas suas empresas, “72% dos executivos afirmou ter dificuldade em imaginar futuras possibilidades e utilizações do 5G”.

Não obstante, 60% dos empresários que participaram no estudo da consultora tecnológica acredita que a rede 5G irá abranger quase toda a população mundial em 2022 e 70% acredita que as aplicações 5G irão permitir criar novos negócios e novas experiências no mercado.

Mas para tal é necessário trabalhar no esclarecimento das reais vantagens da nova rede móvel, visto que ” 60% dos executivos identificou existir uma falta de conhecimento por parte dos fornecedores de serviços de telecomunicações acerca dos desafios nas suas indústrias e como o 5G pode aí ser aplicado para inovar”.

“A rede 5G irá trazer consigo uma onda de conetividade que abre novas dimensões para a inovação e para o desenvolvimento comercial e económico. Os avanços em áreas como a realidade aumentada, edge computing, os veículos autónomos, o conceito de cidades inteligentes e outros serão acelerados com o 5G. As empresas de telecomunicações terão um papel fundamental ao dinamizar os ecossistemas de parceiros que, em conjunto, irão desenvolver as soluções necessárias a cada indústria”, salienta Eduardo Fitas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/anacom-preve-processo-de-atribuicao-de-frequencias-para-o-5g-concluido-ate-junho-de-2020-460489

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.