[weglot_switcher]

Mais de metade dos gastos dos hospitais privados é pago pelo Estado

A informação surge numa altura em que os grupos privados de saúde contestam a atualização das tabelas de preços da ADSE, alegando que em muitos casos os valores propostos são inferiores ao ato médico.
  • Ilya Naymushin/Reuters
14 Fevereiro 2018, 10h33

O Estado português cobriu 51% dos gastos dos hospitais privados em 2015, segundo a última Conta Satélite da Saúde, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), noticia o “Jornal de Negócios” esta quarta feira.

Através da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, o Estado financia 20% da despesa corrente dos hospitais privados. Somando os pagamentos do Serviço Nacional Saúde (SNS) a prestadores de saúde privados e as deduções fiscais por despesas de saúde, o Estado suportou 51% dos hospitais privados, segundo o “Negócios”.

Mais do que as familias (36,6%), do que os subsistemas de saúde privados (3,5%) e do que seguros (8,9%), o Estado acaba por ser quem mais gasta no setor privado da saúde, através do SNS (30,9%), ADSE e outros subsistemas de saúde (16,4%), deduções fiscais (3,4%) e outros (0,3%), segundo os dados do INE.

Em declarações ao jornal da Cofina, Adalbero Campos Fernandes, ministro da Saúde, afirmou que a “ADSE está a apertar a malha do escrutínio e a garantir que o dinheiro dos beneficários não é mal utilizado”.

A notícia é avançada numa altura em que os grupos privados de saúde contestam a atualização das tabelas de preços da ADSE, alegando que em muitos casos os valores propostos são inferiores ao ato médico.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.