[weglot_switcher]

Mais velhos poderão ser ‘castigados’ com novo imposto no Reino Unido

Ministro das Finanças britânico avalia formas de vincular o imposto à idade para promover a “imparcialidade intergeracional” no Orçamento do Reino Unido.
  • Andrew Boyers / Reuters
16 Outubro 2017, 15h12

O ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, está a planear reestruturar o sistema tributário do país para que as pessoas mais velhas paguem mais, de acordo com a informação veiculada esta segunda-feira pelo Daily Telegraph.

Philip Hammond está a ponderar a hipótese de aumentar a carga fiscal sobre os trabalhadores mais velhos, aliviando a dos mais novos. O chanceler do Tesouro britânico está a avaliar maneiras de vincular o imposto à idade para promover a “imparcialidade intergeracional” na proposta de Orçamento do Reino Unido, segundo avançou a publicação londrina.

A previsão da imprensa britânica é a de que, pela primeira vez, Philip Hammond vincule a tributação à idade, no orçamento que será entregue em novembro. O Telegraph diz que as isenções fiscais serão destinadas aos empregados entre os 20 e 30 anos de idade, sendo que será pago com a redução do alívio de impostos das pessoas mais velhas e mais ricas.

“É mais uma questão de reequilíbrio do que apenas de gastar dinheiro. Ele está a olhar para as coisas em torno da regulamentação e do reequilíbrio das mesmas – sem nenhum custo para o Tesouro”, afirmou uma fonte do governo britânico ao mesmo jornal, acrescentando que este esboço orçamental de Philip Hammond pode ser uma tentativa “ousada” de o governante “tirar proveito “da próxima geração”.

O porta-voz de Whitehall explicou ainda que “há um reconhecimento de uma necessidade de fazer ofertas para atrair os eleitores mais jovens de alguma forma”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.