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Makro adota novo sistema de digitalização de faturas eletrónicas

Desta foram, a cadeia grossista fica já preparada para efetuar transações comerciais com organismos públicos, entidades que a partir de 2020 estarão sujeitas ao regime obrigatório da fatura eletrónica nos contratos públicos.
3 Setembro 2019, 20h01

A cadeia de retalho grossista Makro adotou um novo sistema de digitalização e envio de faturas eletrónicas para os seus clientes: a solução de transações YET Full DocXchange.

De acordo um comunicado da empresa, com a solução de EDI (Intercâmbio Eletrónico de Dados) da YET (Your Electronic Transactions), esta marca presente em mais de 25 países, “irá agilizar a relação logística com os seus clientes, que passarão a receber as faturas por via eletrónica devidamente autenticadas e em conformidade com todas as regras da fatura e arquivo eletrónico de documentos”.

“A multinacional de origem holandesa encontrou na solução YET Full DocXchange as funcionalidades e a solidez necessárias, ficando assim já preparada para efetuar transações comerciais com organismos públicos, entidades que a partir de 2020 estarão sujeitas ao regime obrigatório da fatura eletrónica nos contratos públicos”, alerta o referido documento.

A mesma nota informativa acrescenta que a EDI “é uma solução integrada que comunica com qualquer sistema de gestão instalado nas empresas”, fazendo com que os processos logísticos fluam “automaticamente”

“O elevado nível de disponibilidade desta plataforma assegura a prestação de um serviço de EDI célere e eficiente, mesmo em ambientes exigentes com grandes volumes de transações de documentos. Todos os documentos comerciais e financeiros, como notas de encomenda, guias de remessa, faturas, notas de débito ou notas de crédito são tratados com celeridade e automaticamente integrados no sistema de gestão”, assegura a Makro.

A Makro antecipa que o trabalho administrativo se torne mais ágil, que tratamento dos documentos de faturação com os seus clientes seja mais célere e que haja uma “consistência absoluta da informação”.

A YET, que faz parte da tecnológica Primavera, é uma empresa especializada na implementação e desenvolvimento de produtos e serviços na área das transações eletrónicas de documentos, que foi constituída em 2009 e disponibiliza soluções de desmaterialização de processos de negócio que contribuem para uma maior eficiência administrativa e responsabilidade ambiental.

A Makro, no ano ano fiscal 2017-2018 faturou 379 milhões de euros, é a filial portuguesa do grupo alemão Metro, uma empresa que reclama a liderança na distribuição grossista e vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares, muito orientada para os profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria.

A nova estratégia da Makro traduz-se na especialização da empresa no canal HoReCa (Hotelaria, Restauração, Cafetaria), “tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra nas suas dez lojas em território nacional, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes”.

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