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Makro quer economizar 300 toneladas de plástico até 2023

A empresa de distribuição grossista garante que os seus clientes puderam e vão poder continuar a contar com uma gama completa de soluções alternativas ao plástico a preços competitivos, como palhinhas, talheres, pratos, copos e sacos, por exemplo.
5 Setembro 2019, 07h33

A Makro anunciou ontem, dia 4 de setembro, que traçou uma meta para economizar no conjunto de todas as empresas do Grupo Metro, a que pertence, um total de 300 toneladas de plástico até 2023.

“A Makro Portugal encontra-se empenhada em construir um futuro onde a redução da utilização do plástico seja uma evidência e já oferece alternativas. Até 2023, pretende economizar 300 toneladas de plástico em conjunto com os restantes países da Metro, e até 2025 ambiciona capacitar os seus clientes de ferramentas para reduzir a sua pegada ecológica”, divulgas um comunicado da empresa de distribuição grossista.

De acordo com este documento, “este é um processo que já vem sendo traçado desde de 2014, ano em que a Makro Portugal começou a disponibilizar alternativas ao plástico provenientes de fontes renováveis, compostáveis e biodegradáveis, que não interferem na cadeia de abastecimento alimentar”.

“Através de algumas destas matérias, este ano os clientes Makro puderam contar com uma gama completa de soluções alternativas ao plástico a preços competitivos, como palhinhas, talheres, pratos, copos, sacos”, adianta o mesmo comunicado.

De acordo com Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance Manager & Sustainability Officer da Makro Portugal, a filial portuguesa do Grupo Metro “trabalha para o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa o consumo e produção responsáveis”.

“Por isso, estamos comprometidos com a transição para uma economia circular, na qual produtos e materiais circulam para eliminar o desperdício”, assegura este responsável.

As próximas metas da empresa grossista no combate ao plástico, “passam por aumentar a consciencialização entre colaboradores e clientes para mudar padrões de consumo, otimizar os processos de gestão de resíduos e oferecer pontos de recolha nas lojas para aumentar a taxa de recolha e reciclagem, trabalhar com os fornecedores para disponibilizar aos clientes uma gama de produtos e soluções sustentáveis, otimizar as embalagens das marcas próprias para reduzir o seu impacto ambiental, impulsionado pelo princípio dos 3R – ‘reduzir, reciclar, renovar’”.

“O futuro prepara-se no passado e faz-se no presente – esta frase ilustra bem o trabalho que tem sido desenvolvido pela Makro Portugal. Ao participar desde 2014 na Metro Plastic Iniciative, em conjunto com 12 países da METRO, contribuímos para a optimização de 11.000 embalagens nas nossas marcas próprias, para a redução de 400 toneladas de material. Neste último ponto em particular a Makro Portugal conseguiu encontrar alternativas ao PVC em 100% das embalagens nas suas marcas próprias (Makro Chef, Makro Professional, ARO e Rioba), substituindo um plástico considerado ’problemático’ pelos resíduos tóxicos resultantes da sua produção e eliminação”, defende Nuno Nogueira Oliveira.

Segundo o comunicado do grupo de distribuição, “os clientes da empresa grossista podem assim assumir a responsabilidade e contribuir ativamente para a preservação dos ecossistemas locais”.

“A Makro compromete-se a apoiar os seus clientes durante o período de transição dos plásticos de uso convencional com informações sobre como usar e descartar os materiais alternativos com eficiência”, garante o referido comunicado.

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