Manchester United é o clube mais rico da Europa. Benfica está na lista

O clube treinado por José Mourinho recuperou o primeiro lugar no ‘ranking’ da Deloitte, dando por terminado o pódio de 11 anos que o Real Madrid conquistou. O Benfica está no 27º lugar da tabela.

O Real Madrid acaba de perder a liderança de 11 anos na tabela dos 20 clubes de futebol mais ricos da Europa para o Manchester United. A consultora Deloitte divulgou esta quinta-feira o seu mais recente relatório anual Deloitte Football Money League, indicando que o clube inglês obteve receitas de 698 milhões de euros na última época.

A receita do Manchester United, consequente dos crescimentos em bilheteira, direitos de transmissão televisivos e venda de produtos comerciais, sobrepôs-se à do clube espanhol, que se encontra atualmente em terceiro lugar, registando receitas de 620,1 milhões de euros. Quem também surpreende é o FC Barcelona, que segura o segundo lugar com os seus 620,2 milhões de euros.

No mesmo documento, a consultora apresentou uma lista dos clubes que se encontram entre os 21º e o 30º lugares. Portugal está representado pelo Sport Lisboa e Benfica, que está na 27ª posição do ‘ranking’ com uma receita de 152,1 milhões de euros. Este número é superado pelo Newcastle United, Southampton, Everton, Olympique Lyonnais, Fenerbahçe e Galatasaray. Nos últimos três desta lista, Borussia Mönchengladbach, Sunderland e Napoli.

 Clube                       Receita (milhões de €)

clubes

Fonte: Deloitte Football Money League 2017

“Em 20 edições da Money League há 42 países de 11 campeonatos diferentes que conseguiram um lugar no ‘ranking’ dos 20 mais ricos mas apenas dez equipas estiveram sempre presentes”, refere o Deloitte Football Money League 2017. Para os responsáveis pelo estudo, o facto de a lista ser dominada pelas cinco maiores ligas europeias (Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Itália) reflete “uma polarização crescente não apenas nesta Money League como em todo o mundo do futebol”. A confirmar esta perspetiva está a presença de cinco clubes do Reino Unido nos dez primeiros lugares: Manchester United (1º), Manchester City (5º), Arsenal (7º), Chelsea (8º) e Liverpool (9º).

Evolução das receitas do Manchester United, FC Barcelona e Real Madrid (milhões de €)

clube 2

 Fonte: Deloitte Football Money League 2017

Recomendadas

António Costa e Pedro Sánchez querem um Mundial2030 “para a paz”

“Já demonstrámos capacidade para organizar eventos de primeira linha. Portugal e Espanha estão prontos para receber, juntamente com a Ucrânia, o Mundial de futebol de 2030. Queremos um campeonato para a paz, mostrar o melhor do desporto, mas também os melhores valores da Europa”, escreveu o primeiro-ministro luso na rede social Twiiter, mensagem que também foi publicada pelo presidente do governo espanhol.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

“Governo vai mexer nos escalões do IRS no próximo ano”; “Polícias proibidos de disparar com balas reais contra multidões”; “22 mil milhões de euros para a banca”

Vieira diz que divulgação de emails foi “estratégia do FC Porto para manchar nome do Benfica”

O antigo presidente do Benfica Luís Filipe Vieira afirmou hoje em tribunal que a divulgação de emails sobre o clube no Porto Canal foi “uma estratégia do FC Porto para manchar o nome” do clube lisboeta.
Comentários