[weglot_switcher]

Manfred Weber candidata-se à presidência da Comissão Europeia

O conservador alemão e líder do grupo Popular no Parlamento Europeu é o primeiro candidato para suceder ao atual presidente Jean-Claude Juncker. As eleições europeias estão marcadas para maio de 2019.
5 Setembro 2018, 11h17

Manfred Weber é o primeiro candidato à presidência da Comissão Europeia (CE). O anúncio foi feito esta quarta-feira em Bruxelas, de acordo com o jornal espanhol “El País“. O líder do grupo Popular no Parlamento Europeu (e conservador alemão, entra assim na corrida para suceder ao atual presidente da CE, Jean-Claude Juncker, estando o ato eleitoral marcado para maio de 2019, entre os dias 23 e 26.

Manfred Weber anunciou também a sua candidatura para liderar o Partido Popular Europeu (PPE) nas eleições comunitárias. O PPE irá realizar no próximo mês de novembro, eleições primárias para escolher a figura principal do partido.

“A Europa está num momento de viragem. Em maio, as pessoas vão decidir o futuro deste continente. O quadro é difícil: estamos a ser desafiados externamente, e atacados internamente na União Europeia por radicais que não acreditam nos ideais de parceria. […] Questionei-me se podia enfrentar estes desafios, se podia contribuir. A minha resposta é: estou preparado”, afirmou Weber, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Um dos principais trunfos de Manfred Weber poderá ser o apoio de Angela Merkel, mas que ao mesmo tempo pode virar-se contra si, caso seja visto como o “candidato da Chanceler alemã”, o que provocará uma rejeição na ala mais forte do PPE, que é liderado pelo húngaro Viktor Órban e por parte do eleitorado nos países mais a sul e que mais punições sofreram de Berlim, durante a crise na zona euro.

A favor do conservador alemão joga a sua experiência no Parlamento Europeu, onde liderou o grupo da câmara principal durante quatro anos, nos quais manteve um difícil equilíbrio entre as famílias que vivem dentro do grupo, indo desde as características mais liberais das delegações escandinavas até as mais xenófobas entre alguns países orientais.

Contra Manfred Weber pode pesar a sua falta de experiência no ramo executivo nacional. Os presidentes do governo da União Europeia, deverão apoiar o candidato qualificado para presidir à CE por maioria qualificada e preferem geralmente que o escolhido seja um deles.

Esta é uma regra que apesar de não estar escrita, tem sido cumprida desde 1999, com as eleições de Romano Prodi, Durão Barroso e Jean-Claude Juncker.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.