[weglot_switcher]

Mangualde: Centro de Saúde volta a estar infetado com legionella

O Centro de Saúde de Mangualde teve um surto em 2016 e outro em outubro deste ano. O delegado de saúde da zona disse à TSF que são necessárias obras na canalização antiga.
13 Novembro 2017, 11h10

O Centro de Saúde de Mangualde, no distrito de Viseu, teve dois surtos de legionella em pouco mais de um ano, um em 2016 e outro em outubro deste ano, revela a TSF esta segunda-feira.  Segundo adiantou à rádio a Administração Regional de Saúde do Centro, “foi novamente detetada legionela ambiental na colheita efetuado a 19 de outubro”.

Apesar de o surto ter novamente surgido, depois do caso ter sido arquivado pela Entidade Reguladora da Saúde, os porta-vozes do centro acreditam que não existe qualquer “risco iminente para a saúde pública”.

“Houve uma nova análise positiva e que determinou a reativação de um conjunto de medidas restritivas, que passam pelo encerramento com suspensão do encerramento da água quente no centro de saúde de Mangualde e o encerramento de alguns compartimentos do centro de saúde com a utilização de outros compartimentos por parte dos profissionais que trabalhavam nessas zonas afetadas”, explicou à TSF João Pedro Pimentel, delegado de saúde da zona.

O responsável da unidade de saúde sublinhou que “estas medidas limitam qualquer possibilidade contaminação por parte dos profissionais e, principalmente, dos seus utentes”. De acordo com João Pedro Pimentel, deviam fazer-se obras porque as torneiras são abertas poucas vezes e a canalização é antiga, o que facilitará a propagação da bactéria.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.