[weglot_switcher]

TransAlentejo, o novo festival de caminhadas

Durante o mês de novembro, andarilho que se preze vai apontar os azimutes ao TransAlentejo Walking Festival.
6 Novembro 2021, 10h30

Se vai aderir a um festival de passeios pedestres, então pode muito bem começar por aquele que se autointitula como o “maior festival de passeios pedestres de Portugal”, que atravessa 47 municípios e visa promover a Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo, “o único produto turístico que está presente de forma transversal” em toda a região.

Caminhantes, organizem-se. O TransAlentejo Walking Festival propõe 50 percursos ao longo do mês de novembro, além de visitas guiadas a “espaços urbanos e culturais”, sessões de convívio e quatro conferências ligadas a temas como Turismo de Caminhadas, Turismo de Natureza e Desenvolvimento Territorial. Os percursos estão devidamente assinalados e integram a rede, sendo que nos quatro fins de semana de novembro também estão previstas 50 caminhadas pelo vasto território alentejano. Pormenor importante: os guias para cada sub-região estão disponíveis no site.

A cada semana corresponde um tema e uma localidade diferente, palco das conferências e sessões de convívio e ponto de partida dos passeios guiados. “Passear a pé por toda esta região é a melhor forma de descobrir as belezas das paisagens rurais e a história intensa de cidades, vilas e aldeias”, realça a organização na página do evento.

Alpalhões dá o sinal de partida do festival até dia 7 de novembro sob o  mote “artes e tradições”. Segue-se Montemor-o-Novo e “o montado e a literatura”, que à boleia da obra “Levantado do Chão”, de José Saramago, desenhou um percurso guiado e comentado pela cidade, a 12 de novembro.

Ferreira do Alentejo foca-se na “arqueologia e nos cultos religiosos” de 18 a 21 de novembro; e, no último fim de semana do mês, o Alqueva foi escolhido para acolher “O Alentejo da água e do sol”. A última conferência desta iniciativa decorrerá a 25 de novembro, pelas 10h00, na Aldeia da Estrela, versa sobre «”Turismo de Natureza TransFronteiriço no Alentejo”, A realidades das Rotas TransFronteiriças e a potencialidade do trabalho conjunto entre Portugal e Espanha».

A participação em todos os passeios e caminhadas é gratuita, sendo obrigatória a inscrição prévia, limitada a 40 participantes por atividade. A organização informa que, “se não comparecer aos passeios pedestres em que se inscreveu, sem ter cancelado até uma semana antes do evento, irá ser-lhe imputado um custo de 20€ para cada passeio pedestre a que faltou sem avisar”.

O TransAlentejo Walking Festival é uma iniciativa da Entidade de Turismo do Alentejo, organizada pela SAL Sistemas de Ar Livre, e conta com o apoio do Turismo de Portugal.

Consulte aqui o programa completo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.