[weglot_switcher]

Fraudes em pagamentos online crescem mais de 200% antes da Black Friday (com áudio)

Os ataques preferem utilizar a página da Amazon, dado ser mais consistente e popular para instalar um isco devido ao aumento da procura nesta altura.
24 Novembro 2021, 07h50

A baixa de preços da Black Friday atrai muitos consumidores portugueses e o número de ataques de phising durante este período aumenta, nomeadamente através de pagamentos fraudulentos na internet.

Um estudo da Kaspersky detentou mais de 40 milhões de ataques de phising a plataformas de comércio online e de e-shopping, bem como a instituições bancárias, nos primeiros dez meses do ano.

Em 2021, o número total de tentativas de phising financeiro, que visam sistemas de pagamento online, mais do que duplicou de setembro a outubro, quando passou de 627.560 para 1.935.905, o que representa um aumento de 208%.

Os produtos Kaspersky detetaram, entre 27 de outubro e 19 de novembro, uma disseminação ativa de emails de spam que continham o assunto Black Friday. Neste âmbito, foram descobertos 221.745 emails.

Os ataques preferem utilizar a página da Amazon, dado ser mais consistente e popular para instalar um isco devido ao aumento da procura nesta altura. Seguem-lhe o eBay, Alibaba e Mercado Libre.

“Assistimos sempre à intensificação de fraudes na altura da Black Friday. Talvez um pouco mais inesperado seja a atenção dada aos sistemas de pagamento online. Desta vez, verificámos um aumento de 208% no número de ataques que imitam as plataformas de pagamento mais conhecidas. É claro que cada nova aplicação de pagamento é vista pelos cibercriminosos como uma nova oportunidade para explorar os utilizadores”, aponta Tatyana Shcherbakova, especialista em segurança da Kaspersky.

Desta forma, e para evitar ser enganado e para proteger os seus dados e finanças, a especialista em segurança aconselha a “certificar-se de que a página de pagamento online é segura: basta confirmar se o URL da página web começa com HTTPS em vez do habitual HTTP e um ícone de um cadeado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.