Milhares de pessoas responderam hoje a um apelo nas redes sociais e manifestaram-se contra a “chantagem” exercida sobre o Governo grego após a decisão de quarta-feira do BCE em restringir os mecanismos de financiamento dos bancos gregos.
Os manifestantes, cerca de 5.000 segundo a polícia, concentraram-se em silêncio e sem cartazes ou bandeiras na praça Syntagma, frente ao parlamento, palco nos últimos anos de grandes manifestações anti-austeridade, para demonstrar o seu “apoio” ao governo de esquerda Syriza que “ousa defender os interesses dos gregos”, referiam em declarações à agência France-Presse diversos participantes.
Na noite de quarta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que deixaria de aceitar títulos de dívida pública grega nas suas operações de refinanciamento.
Hoje, uma fonte do setor bancário citada pela France-Presse assegurou por sua vez que a instituição financeira está disponível para emprestar até 60 mil milhões de euros como medida de urgência aos bancos gregos.
OJE/Lusa