[weglot_switcher]

Manifesto “Pela nossa saúde, pelo SNS” reúne 101 personalidades

O manifesto “Pela nossa saúde, pelo SNS” reuniu 101 assinaturas de personalidades ligadas à saúde de forma a contestar o estado em que se encontra a saúde, marcado por políticas d tratamento e não tanto de prevenção e promoção de hábitos de vida saudável. O texto surge depois de uma carta enviada à secretária-geral adjunta […]
  • Reuters
11 Julho 2017, 09h01

O manifesto “Pela nossa saúde, pelo SNS” reuniu 101 assinaturas de personalidades ligadas à saúde de forma a contestar o estado em que se encontra a saúde, marcado por políticas d tratamento e não tanto de prevenção e promoção de hábitos de vida saudável.

O texto surge depois de uma carta enviada à secretária-geral adjunta do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, de acordo com a informação avançada pelo Diário de Notícias esta terça-feira.

“O manifesto é a dimensão política da carta que apresentámos aos partidos políticos e que apresentou os principais problemas – baseado em evidências estatísticas – da política de saúde. Passa a constituir a carta política pela qual este grupo se vai orientar nas suas futuras intervenções. Queremos dar um sinal à população que estamos preocupados e temos ideias para a saúde dos portugueses”, afirma ao DN Cipriano Justo, antigo subdiretor-geral da Saúde.

Médicos, enfermeiros, representantes sindicais e outras figuras nacionais assinaram o documento em causa. Entre signatários estão o ex-bastonário dos farmacêuticos José Aranda da Silva, a ex-bastonária dos enfermeiros Maria Augusta de Sousa, ex-presidentes de secções regionais da Ordem dos Médicos como Rui de Oliveira, Jaime Mendes e Fernando Gomes, Correia da Cunha, ex-presidente do conselho de administração do Hospital Santa Maria, Rui Lourenço e ex-presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Os profissionais de saúde querem o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde e, segundo o mesmo órgão de comunicação social, estão preocupados com a diminuição da despesa pública no setor em 21% entre 2009 e 2015 e com o aumento de 529 mil episódios de urgência entre 2014 e o ano passado, por exemplo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.