[weglot_switcher]

Manuel Champalimaud compra posições da Teixeira Duarte na energia

Alienação da participação de 50% na TDARCOL vai render 8,3 milhões de euros ao grupo construtor.
24 Janeiro 2017, 18h01

A Teixeira Duarte vai abandonar o setor da energia, após ter chegado a acordo para a venda de uma posição de 50% na TDARCOL S.A., uma ‘holding’ atua no setor, em particular na área do gás.

Segundo um comunicado hoje enviado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Grupo Teixeira Duarte informou que as sociedades por si dominadas a 100%, TEDAL – SGPS, S.A. e Teixeira Duarte – Gestão de Participações e Investimentos Imobiliários, S.A. celebraram um acordo com a OZ Energia, S.A. para alienação da participação de 50% que essas entidades detinham na sociedade TDARCOL – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A..

A OZ Energia é uma das empresas que consolida no grupo Gestmin, de Manuel Champalimaud, que controla ou detém participações em outras empresas como os Silos de Leixões, a GLN (moldes técnicos de alta precisão), Sogolfe, CTT ou REN.

O negócio foi acordado por um valor de 8,3 milhões de euros e aguarda a autorização por parte da Autoridade da Concorrência, sendo que só nessa altura a operação será concluída, o que se estima que ocorra ainda durante o primeiro trimestre de 2017.

No referido comunicado, a Teixeira Duarte recorda que, em março de 2015, “o Grupo havia já alienado a entidade através da qual atuava na área dos combustíveis líquidos e lubrificantes, concretizando agora, pela forma acima indicada, a alienação da participação que detinha na entidade através da qual vinha, indiretamente, atuando na área do gás”.

“Com a conclusão desta operação – que apenas ocorrerá após a Autoridade da Concorrência sobre ela se pronunciar – o Grupo Teixeira Duarte deixa de atuar no setor da energia, prosseguindo nos outros seis – Construção, Concessões e Serviços, Imobiliária, Hotelaria, Distribuição e Automóvel – nos dezoito países em que atua”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.