Manuel Champalimaud conclui negócio com Teixeira Duarte para reforçar na energia

Com esta aquisição, cujo valor não foi revelado, a empresa de Manuel Champalimaud reforça a posição no mercado nacional de GPL.

Com a decisão de não oposição à operação por parte da Autoridade da Concorrência, a Gestmin SGPS conclui a compra da participação da Teixeira Duarte na TDArcol.

“A ‘holding’ de Manuel Champalimaud, através da sua participada OZ Energia, reforça assim a sua presença no mercado português da energia, particularmente no setor do GPL [Gás Propano Liquefeito]”, sublinha um comunicado da Gestmin.

O mesmo documento acrescenta que, “concretizada a compra da posição, a OZ Energia consolida a sua posição como um dos maiores ‘players’ de GPL a nível nacional, passando a deter plataformas logísticas em vários pontos do país”.

De acordo com Emanuel Freitas, CEO da OZ Energia, “o objectivo da aquisição foi tornar a marca mais competitiva em toda a cadeia GPL, incluindo nos seus activos a gestão de uma carteira com mais de 65 mil clientes a quem pretendemos garantir um serviço cada vez mais próximo e eficiente, imprimindo o cunho da OZ Energia”.

“A Gestmin reforça mais uma vez a sua aposta em Portugal intensificando os seus investimentos no setor da energia, numa área de negócio determinante para a competitividade do país”, conclui o referido comunicado da Gestmin.

Criado em 2004 por Manuel Carlos de Mello Champalimaud, o Grupo Gestmin é um grupo familiar 100% português com interesses em várias áreas de negócio, apostando em estruturas sustentáveis e diversificadas nos sectores da energia, logística alimentar, indústria de moldes e plásticos, turismo e agro-indústria.

Através da Gestmin SGPS, o grupo participa também no capital de empresas do PSI 20, sendo presentemente o maior acionista dos CTT.

A sua participada OZ Energia é uma empresa portuguesa que teve origem em Dezembro de 2009, quando a Gestmin SGPS adquiriu à Galp Energia os negócios de GPL e Aviação da antiga Esso Portuguesa.

O negócio incluiu também o terminal da Trafaria, que serve de base à recepção por via marítima, ao armazenamento, enchimento e distribuição dos produtos comercializados.

A OZ Energia posiciona-se entre os quatro maiores distribuidores de gás embalado em Portugal, com uma quota de mercado que ronda os 12%, e conta com uma vasta rede de distribuição espalhada por todo o país.

Esta participada da Gestmin mantém o foco na comercialização transversal e sustentável de energia, através da gestão de ativos distribuídos por quatro áreas de negócio: OZ Energia Gás, OZ Energia Fuels, OZ Energia Jet e OZ Energia Canalizado.

Recomendadas

Zero chumba três dos projetos portugueses para exportação de hidrogénio verde

Para estes projetos, a associação defende o uso racional do hidrogénio no local de origem e que a produção tem de ser “o mais próximo possível dos locais de consumo”, onde devem existir indústrias mais intensivas e grandes infraestruturas de transportes difíceis de descarbonizar. 

PremiumNovas redes de energia dos Açores custam 100 milhões

A aposta na autonomia energética do arquipélago custará até 100 milhões de euros, dos quais 60% são provenientes de fundos comunitários. Projetos decorrem até 2025 e prevêem a instalação de baterias inteligentes em todas as ilhas.

Banco Europeu do Hidrogénio avança com primeiros leilões de 800 milhões de euros no outono

A Comissão Europeia anunciou hoje estar a preparar, para o próximo outono, os primeiros leilões-piloto relativos à produção de hidrogénio ‘verde’, os instrumentos financeiros iniciais do Banco Europeu do Hidrogénio, criado para desbloquear investimentos na União Europeia (UE).
Comentários