[weglot_switcher]

Manuel Heitor aposta na revitalização da parceria de Portugal com MIT

Esta nova fase do Programa MIT-Portugal está orientada para estimular a criação de emprego qualificado, segundo o ministro, que está hoje a manhã, 26 e 27 de fevereiro, no Massachusetts.
  • Manuel Heitor
26 Fevereiro 2018, 11h52

Arranca esta segunda-feira, 26 de fevereiro, uma nova fase do Programa MIT-Portugal. O ato é assinalada pela presença no MIT do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que se faz acompanhar do diretor do Programa MIT Portugal,  Pedro Arezes, e de António Cunha, membro do Conselho de Governação do Programa e director do novo Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, COLAB DTx.

Manuel Heitor vai encontrar-se com vários grupos de investigadores e docentes do MIT, com o responsável pela área de internacionalização do MIT, Richard Lester e com cerca de 15 investigadores portugueses atualmente na instituição.

No âmbito da iniciativa “GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal – 2028–2030”, aprovada no Conselho de Ministros de 15 Fevereiro, o reforço e a revitalização do Programa MIT-Portugal para os próximos anos são decisivos para estimular o desenvolvimento científico e empresarial e promover a afirmação de Portugal no mundo, através da valorização científica e económica de uma agenda inovadora sobre “Interações Atlânticas”, assim como atrair financiamento e mobilizar diversos atores, nacionais e internacionais, com uma abordagem inovadora em diversas áreas do conhecimento, explica o gabinete de Manuel Heitor.

Esta nova fase do Programa MIT-Portugal está orientada para estimular a criação de emprego qualificado, atraindo para Portugal recursos humanos de reconhecido mérito internacional.

Os 10 anos que passaram desde o lançamento de parcerias internacionais de âmbito estratégico com grandes universidades norte americanas, 2007-2017, demonstram, segundo Manuel Heitor, que “a aposta na qualificação de recursos humanos em termos internacionais permitiu desenvolver novas plataformas de investigação e impulsionar o crescimento económico, juntamente com programas de formação avançada, multidisciplinares que, incorporando componentes de inovação e empreendedorismo, tornaram estas parcerias num modelo de colaboração internacional”.

Inicialmente baseado em quatro grandes áreas de investigação e desenvolvimento – Bioengenharia, Energia sustentável, Transportes e Engenharia de manufatura -, o Programa MIT-Portugal permitiu o desenvolvimento de projetos colaborativos de investigação científica com a indústria, estando associado a um leque de iniciativas de inovação e tecnologia que resultaram em projetos empresariais e negócios baseados em novas tecnologias.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.