[weglot_switcher]

Manuel Valls deixa PS francês ao fim de 37 anos

Depois de ter perdido para Hamon a nomeação para candidato presidencial e dos resultados do PS francês nessas eleições, Manuel Valls foi candidato pelo partido de Macron às legislativas e eleito deputado. Agora, anuncia formalmente a saída do Partido Socialista francês, ao fim de 37 anos de militância.
  • REUTERS/Robert Pratta
27 Junho 2017, 11h30

O ex-primeiro-ministro francês Manuel Valls anunciou esta terça-feira o fim da sua militância no Partido Socialista francês, após 37 anos de vida ativa no partido, avança o Expresso.

Aos microfones da rádio RTL, Valls sublinha enquadrar-se na maioria parlamentar do novo presidente, Emmanuel Macron. O antigo primeiro-ministro revelou ainda que se “passou uma página” e que, “por coerência, quero estar no centro desta maioria [liderada por Macron]. Acaba-se uma parte da minha vida política”.

Manuel Valls demitiu-se do cargo de primeiro-ministro no final de 2016, tendo, em janeiro deste ano, perdido para Benoit Hamon as primárias do Partido Socialista e a nomeação para a corrida presidencial. O resultado historicamente baixo de Hamon nestas eleições (eliminado na primeira volta com apenas 6,2% dos votos), levou a que Valls considerasse que o atual Partido Socialista estava “morto”.

Manuel Valls apresentou-se então como candidato do novo partido de Macron, República em Marcha, pela circunscrição de Evry, nos arredores de Paris, tendo sido eleito deputado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.