Quatro clubes portugueses encontram-se nos dez primeiros lugares da lista dos mais rentáveis em transferências.
Entre ganhos com vendas e perdas com compras, o Benfica lidera o ranking europeu com 370 milhões de euros encaixados nas últimas cinco épocas, segundo os dados do Observatório de Futebol, CIES.
A contribuir para esta liderança está a venda de Enzo Fernandez ao Chelsea por 121 milhões de euros.
Seguem-se o Lille, Ajax e RB Salzburgo.
Já o Sporting encontra-se na quinta posição com 268 milhões de euros gerados, seguido do Lyon e do PSV Eindhoven, “clubes habituados a gerar receitas através do desenvolvimento de talento, quer treinado localmente ou recrutados novos”.
Surge o FC Porto na oitava posição (178 milhões) e o SC Braga na nona (142 milhões), com a Udinese a fechar o top 10.
Em termos de volume total (dinheiro gasto e recebido), o Chelsea lidera o ranking com dois mil milhões de euros, seguido da Juventus (mais de 1,5 mil milhões), FC Barcelona (mais de 1,5 mil milhões), Manchester City (mais de 1,4 mil milhões) e Real Madrid (mais de 1,2 mil milhões).
Em termos de clubes que mais dinheiro “perderam” (dinheiro gerado menos dinheiro gasto), o Chelsea volta a liderar com 749 milhões negativos, seguido Manchester United (-670 milhões), Arsenal (-544 milhões), Tottenham Hotspur (-477 milhões) e West Ham United (-435 milhões).
Inglaterra é o clube mais representado nesta lista: 25 clubes de um total de 100. Apenas dois deles têm um saldo positivo: Watford e Norwich City.