Maratona do Funchal vai para a estrada domingo com mais de 1.900 atletas

Entre as 8h e as 14h decorre a prova de maratona, de 42 km, onde estão inscritos 586 atletas. Das 9h às 12h decorre a meia maratona, de 21 km, que contará com a presença de 743 atletas. Por fim, das 9h30 às 10h45 acontece a mini maratona, com um percurso de 8 km, onde estão inscritos 570 atletas. 

Com a participação de 1.904 atletas, a Maratona do Funchal 2023 vai para a estrada no próximo domingo, dia 22 de janeiro. Este é um evento internacional, que já vai na oitava edição, organizado pela Associação de Atletismo da Madeira.

O presidente da autarquia garantiu que a prova, que inclui o Campeonato Europeu de Masters, foi “planeada e preparada” atempadamente, de modo a evitar o mínimo de transtornos aos munícipes resultantes dos constrangimentos rodoviários.

Pedro Calado referiu que ao contrário do que sucedeu no ano passado em que a autarquia tomou conhecimento da prova em cima da hora, sem tempo para planeamento e preparação, este ano, tal não aconteceu, porque, segundo explicou, houve o trabalho conjunto entre a autarquia e as diversas entidades, criando alternativas à circulação rodoviária. Revelou ainda que foram distribuídos pelas unidades hoteleiras três mil panfletos informativos sobre os constrangimentos no trânsito. “Criámos todas as condições para que a prova seja positiva”, frisou.

O autarca esclarece que sempre foi a favor dos eventos na cidade, desde que sejam realizados com “planificação exaustiva, realçando que mais do que a vertente desportiva, o evento tem um impacto muito significativo em termos de retorno económico na região”.

O presidente da autarquia  vai estar no terreno a acompanhar a prova, com o intuito de corrigir algumas situações, que possam correr menos bem, em edições futuras.

Coube ao vereador com o pelouro do Trânsito, Bruno Pereira, explicar quais as ruas que vão estar encerradas e os percursos alternativos, estando toda esta informação disponível no site da autarquia funchal.pt.

A Maratona do Funchal está dividida em três provas distintas, envolvendo a participação de atletas estrangeiros oriundos de 52 países.

Entre as 8h e as 14h decorre a prova de maratona, de 42 km, onde estão inscritos 586 atletas. Das 9h às 12h decorre a meia maratona, de 21 km, que contará com a presença de 743 atletas. Por fim, das 9h30 às 10h45 acontece a mini maratona, com um percurso de 8 km, onde estão inscritos 570 atletas.

Recomendadas

Madeira está em alerta devido à chuva a partir de sexta-feira

O aviso amarelo inclui a costa sul e as regiões montanhosas e está em vigor entre sexta-feira e sábado.

Madeira: sondagem dá vitória ao PSD/CDS-PP sem maioria absoluta e com 11% de vantagem sobre PS

A sondagem indica que o Chega e a Iniciativa Liberal fariam a sua estreia na Assembleia da Madeira enquanto que a CDU perderia a representação parlamentar.

Proteção Civil da Madeira mostra disponibilidade em integrar missão de ajuda na Turquia e Síria

Um sismo na Turquia, a 6 de fevereiro, teve magnitude 7,8, e afetou também a Síria.
Comentários