Marca Cristiano Ronaldo atinge os 120 milhões de euros ainda em 2017

O valor comercial de Cristiano Ronaldo pode disparar para os 120 milhões de euros, ainda antes do final deste ano, se o português receber esta quinta-feira o Ballon d’Or da France Football. A estimativa é feita pelo especialista em marketing desportivo Daniel Sá.

A escola superior especializada em marketing IPAM, apresentou, no ínicio de 2017, um estudo que avaliou a marca Cristiano Ronaldo em 102 milhões de euros. Hoje, se Cristiano Ronaldo conquistar o Ballon d’Or  da France Football, o valor comercial do português vai aumentar, ao ponto de atingir os 120 milhões de euros ainda este ano.

Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e especialista em marketing desportivo, em declarações ao Jornal Económico considerou que o valor comercial de Ronaldo pode atingir os 120 milhões de euros ainda este ano, tendo em conta a performance desportiva, os prémios da FIFA e, com grande probabilidade, a atribuição do Ballon d’Or 2017.

A valorização da marca Cristiano Ronaldo, segundo o professor Daniel Sá, “explica-se fundamentalmente com a conquista do prémio de melhor jogador do mundo FIFA”, atribuído em outubro. Essa conquista desencadeou uma “nova avalanche de notícias a nível mundial, que combinada com o aumento da visibilidade nas redes sociais tem provocado uma atenção cada vez maior sobre o futebolista português”. Esta quinta-feira, se o atleta português receber o trofeú da revista francesa, o valor comercial associado ao nome Cristiano Ronaldo vai aumentar, brutalmente.

A crescente valorização do futebolista português, que representa o Real Madrid, desde 2009, poderá culminar, segundo Daniel Sá, num impacto económico, ainda que indireto, na economia nacional. “O nosso país é seguramente mais conhecido hoje pelas proezas de CR7, o que gera um good will generalizado sobre o nosso país. O turismo e a exportação de determinadas marcas nacionais podem beneficiar com este good will”, explicou.

O valor da marca Cristiano Ronaldo cresceu, desde 2011, mais de 77 milhões de euros, situando-se, de acordo com a última análise oficial do Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM, nos 102 milhões de euros. Com o objetivo de compreender o impacto do  futebol de alta competição nos mercados e, concretamente, medir o retorno comercial da marca Cristiano Ronaldo, o IPAM tem avaliado, desde há seis anos, a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático de Cristiano Ronaldo, através da metodologia científica Sports Reputation Index. A métrica tem em conta seis dimensões: receitas, media, web, palmarés, influência social e impacto.

Ballon d’Or  da France Football

Cristiano Ronaldo é o único português candidato ao Ballon d’Or  da France Football e o mais provável vencedor, dado o rendimento desportivo do jogador em 2017.  O vencedor é conhecido esta tarde, a partir das 18h, num evento realizado no topo da Torre Eiffel, em Paris.

Cristiano Ronaldo deverá receber a sua quinta Bola de Ouro, prémio que distingue o melhor jogador do ano. Lionel Messi é o outro forte candidato, assim como o brasileiro Neymar, mas a vantagem parece estar do lado do internacional português que em outubro foi agraciado com o prémio The Best da FIFA.

 

[Nota: Não perca a entrevista com o professor Daniel Sá, que  fala sobre o valor comercial de Cristiano Ronaldo, publicada esta sexta-feira] 

 

Relacionadas

O que significa a Bola de Ouro para a marca Cristiano Ronaldo?

Performance desportiva, direitos de imagem, presença nos média e influência social, tudo pesa para valorar o nome Cristiano Ronaldo. O Jornal Económico questionou, por isso, por que é que Daniel Sá, especialista em marketing desportivo, estima a valorização comercial de CR7 em 120 milhões de euros, ainda este ano.

Cristiano Ronaldo: ponta-de-lança dos hotéis Pestana na Ásia e Médio Oriente

O CEO do Grupo Pestana, José Theotónio, disse numa entrevista à agência Reuters que “a marca Pestana CR7 veio abrir-nos a possibilidade de podermos chegar a mercados onde sozinhos dificilmente chegaríamos”.

Ronaldo eleito melhor do mundo pela FIFA

O jogador madeirense do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, já tinha sido eleito o melhor do mundo pela FIFA em 2008 e 2016 a que junta também duas edições da FIFA Ballon d’Or em 2013 e 2014.

The Best: o que significa o ‘penta’ para a marca “Cristiano Ronaldo”?

O valor da marca “Cristiano Ronaldo” cresceu 77,5 milhões de euros desde 2011, atingindo atualmente um valor potencial de 102 milhões de euros, de acordo com o estudo realizado pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto, do IPAM.
Recomendadas

Euro cai para novo mínimo de 20 anos depois de viragem à direita em Itália

O euro reagiu hoje com um novo mínimo de vinte anos à viragem à direita em Itália depois da vitória nas eleições gerais de domingo da coligação formada pelos Irmãos de Itália (FdI), a Liga e Forza Italia (FI). O euro caiu hoje até ao mínimo de 0,9551 dólares, mas recuperou novamente e estava a […]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.
Comentários