[weglot_switcher]

Marca Cristiano Ronaldo atinge os 120 milhões de euros ainda em 2017

O valor comercial de Cristiano Ronaldo pode disparar para os 120 milhões de euros, ainda antes do final deste ano, se o português receber esta quinta-feira o Ballon d’Or da France Football. A estimativa é feita pelo especialista em marketing desportivo Daniel Sá.
7 Dezembro 2017, 15h27

A escola superior especializada em marketing IPAM, apresentou, no ínicio de 2017, um estudo que avaliou a marca Cristiano Ronaldo em 102 milhões de euros. Hoje, se Cristiano Ronaldo conquistar o Ballon d’Or  da France Football, o valor comercial do português vai aumentar, ao ponto de atingir os 120 milhões de euros ainda este ano.

Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e especialista em marketing desportivo, em declarações ao Jornal Económico considerou que o valor comercial de Ronaldo pode atingir os 120 milhões de euros ainda este ano, tendo em conta a performance desportiva, os prémios da FIFA e, com grande probabilidade, a atribuição do Ballon d’Or 2017.

A valorização da marca Cristiano Ronaldo, segundo o professor Daniel Sá, “explica-se fundamentalmente com a conquista do prémio de melhor jogador do mundo FIFA”, atribuído em outubro. Essa conquista desencadeou uma “nova avalanche de notícias a nível mundial, que combinada com o aumento da visibilidade nas redes sociais tem provocado uma atenção cada vez maior sobre o futebolista português”. Esta quinta-feira, se o atleta português receber o trofeú da revista francesa, o valor comercial associado ao nome Cristiano Ronaldo vai aumentar, brutalmente.

A crescente valorização do futebolista português, que representa o Real Madrid, desde 2009, poderá culminar, segundo Daniel Sá, num impacto económico, ainda que indireto, na economia nacional. “O nosso país é seguramente mais conhecido hoje pelas proezas de CR7, o que gera um good will generalizado sobre o nosso país. O turismo e a exportação de determinadas marcas nacionais podem beneficiar com este good will”, explicou.

O valor da marca Cristiano Ronaldo cresceu, desde 2011, mais de 77 milhões de euros, situando-se, de acordo com a última análise oficial do Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM, nos 102 milhões de euros. Com o objetivo de compreender o impacto do  futebol de alta competição nos mercados e, concretamente, medir o retorno comercial da marca Cristiano Ronaldo, o IPAM tem avaliado, desde há seis anos, a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático de Cristiano Ronaldo, através da metodologia científica Sports Reputation Index. A métrica tem em conta seis dimensões: receitas, media, web, palmarés, influência social e impacto.

Ballon d’Or  da France Football

Cristiano Ronaldo é o único português candidato ao Ballon d’Or  da France Football e o mais provável vencedor, dado o rendimento desportivo do jogador em 2017.  O vencedor é conhecido esta tarde, a partir das 18h, num evento realizado no topo da Torre Eiffel, em Paris.

Cristiano Ronaldo deverá receber a sua quinta Bola de Ouro, prémio que distingue o melhor jogador do ano. Lionel Messi é o outro forte candidato, assim como o brasileiro Neymar, mas a vantagem parece estar do lado do internacional português que em outubro foi agraciado com o prémio The Best da FIFA.

 

[Nota: Não perca a entrevista com o professor Daniel Sá, que  fala sobre o valor comercial de Cristiano Ronaldo, publicada esta sexta-feira] 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.