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Marcas brancas são solução de poupança, revela estudo

Segundo um estudo, quase 70% dos inquiridos assumem ter diminuído nas despesas ao comprarem somente produtos que consideram essenciais e 54% decidiram começar a comprar produtos de marca branca.
18 Maio 2023, 12h31

O aumento generalizado do custo de vida forçou os portugueses a encontrarem novas soluções de poupança, como dar preferência a artigos de marca branca, a reduzir o número de idas ao supermercado ou a restaurantes.

Segundo um estudo da Fixando, cujos dados foram recolhidos junto de 3.709 utilizadores da plataforma entre os dias 5 e 14 deste mês, 69% dos inquiridos assumem ter diminuído nas despesas ao comprarem somente produtos que consideram essenciais e 54% revelaram que decidiram começar a comprar produtos de marca branca.

Numa nota de imprensa divulgada a propósito do relatório, é referido também que 64% dos inquiridos passou a diminuir as compras extra que fazia (roupa, gadgets e presentes) e 54% a reduzir o número de refeições fora de casa.

Questionados sobre quais os serviços dos quais passaram a abdicar mais frequentemente, 53% assumiram ter reduzido nos serviços de bem-estar (cabeleireiro, manicure e massagens), 41% cortou nos serviços para a casa, como manutenções e remodelações, 33% reduziu a despesa em serviços para festas e contratação de fotógrafos e 28% dos inquiridos cortaram em serviços domésticos como limpeza, babysitting e apoio domiciliário.

O mesmo comunicado indica também que 61% dos utilizadores da plataforma revelaram estar a ponderar ter um segundo trabalho.

“Quer em part-time, como em regime de prestação de serviços, há muitos portugueses a ponderar ter um trabalho extra para conseguir aumentar o rendimento e fazer face à subida de preços, uma vez que já fizeram os possíveis para cortar as despesas do seu orçamento doméstico”, refere a diretora de Novos Negócios da Fixando, Alice Nunes, citada na nota da Fixando.

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