Entre janeiro e agosto de 2019, as principais marcas patrocinadoras de festivais de música em Portugal obtiveram um retorno avaliado em 91 milhões de euros, noticia o “Jornal de Notícias” (JN) esta segunda-feira, 9 de setembro. Em causa, estão quinze marcas cujo entorno mediático representa lucro garantido.
Segundo dados da Media Monitor, do grupo Marktest, citado pelo JN, as cinco marcas que mais ganhos registaram ao patrocinarem festivais de música – todas com um retorno superior a dez milhões de euros – foram Nos (21,4 milhões), Meo (16,9 milhões), Vodafone (15,6 milhões), Super Bock (13,7 milhões) e EDP (11,5 milhões).
Ao olhar para os números, conclui-se que são as marcas de empresas de telecomunicações que mais lucram com a época festiva dos festivais. Nos, Meo e Vodafone totalizam um lucro combinado superior a 50 milhões de euros.
De acordo com o JN, este lucro advém desde um simples patrocínio à compra do naming do evento. Por exemplo, o preço de compra do naming de um festival de música oscila entre os 100 mil e um milhão de euros. Em Portugal, é o Nos Alive que tem o naming mais caro, sendo também o que gera maior retorno.
O retorno médio do patrocínio de um festival de música, segundo o jornal da Global Media, é 20 vezes superior ao investimento da marca.
“Portugal dá uma grande importância aos festivais. As marcas apostam cada vez mais nesses eventos, porque a aposta gera imenso retorno. Todos os media falam dos festivais”, conta a diretora da área de clipping da media Monitor, Nathalie Costa, citada pelo JN.