[weglot_switcher]

Marcelo apela ao Governo que faça tudo ao seu alcance para que diálogo com autarcas seja bem sucedido

Marcelo classificou como “desnecessária” uma crise sobre a descentralização, depois da câmara do Porto ter saído da Associação Nacional de Muncípios Portugueses.
1 Junho 2022, 09h49

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu ao Governo que fizesse tudo ao seu alcance para que o diálogo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) seja bem sucedido.

Num encontro com presidentes de câmara, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ser “do interesse do Governo na elaboração do Orçamento de Estado para o próximo ano fazer o que está ao seu alcance para que o diálogo com os autarcas, e nomeadamente com a ANMP que os representa, possa ter sucesso”.

Na mesma ocasião, Marcelo classificou como “desnecessária” uma crise sobre a descentralização. Na ótica do Chefe de Estado este problema “é mais um fator de desgaste” no mandato autárquico e que pode pôr em causa os “legítimos anseios dos portugueses”.

Os comentários de Marcelo sucedem a saída da câmara do Porto da ANMP, na segunda-feira, com votos a favor do PSD, Chega e do movimento independente liderado por Rui Moreira e votos contra do PS, PAN.

No final da semana passada, o autarca do Porto tinha referido que “esta descentralização é uma mentira”. “Estão a dar cabo de um excelente princípio. [A descentralização] Não pode servir para tapar buracos nas áreas da educação, saúde ou solidariedade social”, sublinhou.

“Em desespero de causa querem passar isto para as autarquias, ou seja, passar a dívida existente, com a conivência da Associação Nacional de Município”, disse Rui Moreira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.