[weglot_switcher]

Marcelo compara-se a Manuel de Arriaga como “pacificador”

O chefe de Estado português lembrou que Manuel de Arriaga foi um “presidente muito importante porque foi um pacificador e um homem de diálogo num período complexo do nascimento da República portuguesa”.
  • Cristina Bernardo
5 Junho 2017, 11h02

O Presidente da República teceu elogios à primeira figura que ocupou o seu atual cargo, Manuel de Arriga. Durante a visita que está a realizar aos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu propositadamente a Casa Manuel de Arriaga, na ilha do Faial, para homenagear o seu antecessor e debater a situação política e económica do país com os representantes dos partidos no parlamento regional – PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP e PPM.

Marcelo Rebelo de Sousa aplaudiu o trabalho que o primeiro Presidente iniciou e teve ainda tempo para comparar a sua personalidade à do professor açoriano, destacando a “paciência e diálogo” que os unem. “As semelhanças estarão porventura na forma como ele tentou conduzir o seu magistério presidencial (…), com paciência, diálogo, estabelecimento de pontes, de plataformas”, exemplificou, este domingo, em declarações veiculadas pela rádio TSF.

Aos jornalistas, o atual chefe de Estado lembrou que Manuel de Arriaga foi um “presidente muito importante porque foi um pacificador e um homem de diálogo num período complexo do nascimento da República portuguesa”, que teve de enfrentar a divisão dos republicanos “em três grandes correntes”, “os problemas económicos” e o início da Primeira Guerra Mundial.

“A realidade não é exactamente a mesma. Felizmente a democracia portuguesa está estabilizada, a República portuguesa está estabilizadíssima”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. “O papel do presidente Manuel Arriaga era muitíssimo mais complicado do que o papel do atual presidente da República”, enfatizou, de acordo com a mesma rádio. Durante o encontro com entre o Presidente e os partidos, algumas das matérias que estiveram em cima da mesa foram a reforma da autonomia, os serviços do Estado na região e a gestão do mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.