Marcelo deu posse a nova secretária de Estado da Saúde

O Presidente da República deu posse a Rosa Matos Zorrinho como nova secretária de Estado da Saúde, numa cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa.

Cristina Bernardo

O primeiro-ministro, António Costa, não esteve presente, por se encontrar em Paris a participar numa cimeira sobre o clima, que começou hoje e termina na quarta-feira. O secretário de Estado da Saúde cessante, Manuel Delgado, não compareceu.

Rosa Matos Zorrinho, que presidia à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tomou posse na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

Assistiram também a esta curta cerimónia, que durou cerca de dois minutos, os secretários de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, e da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes.

Esta foi a quinta alteração da composição do XXI Governo, que iniciou funções em 26 de novembro de 2015, e acontece na sequência do pedido de demissão de Manuel Delgado do cargo de secretário de Estado da Saúde, aceite pelo primeiro-ministro, segundo um comunicado oficial hoje divulgado pelo executivo.

Manuel Delgado deixa o Governo na sequência de uma reportagem transmitida no sábado pela TVI sobre alegadas irregularidades na gestão da Raríssimas – Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos.

A reportagem mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, e refere que Manuel Delgado foi consultor remunerado da Raríssimas, contratado entre 2013 e 2014, com um vencimento de três mil euros por mês.

O secretário de Estado alegou então que se tratou de uma “colaboração técnica” com a associação Raríssimas e que nunca participou em decisões de financiamento.

Relacionadas

Quando governar era um “tormento” para Manuel Delgado

Não conseguir responder às exigências dos vários profissionais de saúde que apresentavam reivindicações e faziam protestos gerou o desabafo do agora ex-governante em setembro. Sai três meses depois do Governo.

Respostas Rápidas: O que se sabe sobre a mudança na secretaria de Estado da Saúde

Sai Manuel Delgado, entra Rosa Zorrinho. O antigo secretário de Estado da Saúde viu-se envolvido na polémica reportagem sobre a associação Raríssimas e será ainda hoje substituído.

Nova secretária de Estado “não faz prever nada de bom”, lamenta Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a atual equipa que tutela o Ministério da Saúde “começa a ficar um bocado a prazo”, entendendo que a nova secretária de Estado “não faz prever nada de bom”.

Manuel Delgado pediu demissão por “uma questão pessoal”, esclarece Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Manuel Delgado pediu a demissão do cargo de secretário de Estado da Saúde devido a “uma questão pessoal”, sem esclarecer se a saída está relacionada com a sua ligação à associação Raríssimas.

Rosa Zorrinho: Quem é a nova secretaria de Estado da Saúde

Com um longo percurso ligado à saúde, Rosa Zorrinho vai substituir o demissionário Manuel Delgado.

Rosa Zorrinho substitui Manuel Delgado na secretaria de Estado da Saúde

Na sequência da demissão de Manuel Delgado da secretaria de Estado da Saúde, já aceite pelo primeiro-ministro, Rosa Zorrinho vai assumir o cargo e ainda hoje irá tomar posse.
Recomendadas

FMI estima que a espiral de salários-preços ainda é um “risco limitado”

A ausência de uma espiral preços-salários não deve levar os líderes a não agirem para combater a inflação persistente, considera ainda o Fundo Monetário Internacional.

Compra de carros de luxo pela TAP “é um problema de bom senso”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

“Já falei em relação a várias entidades públicas no passado e em relação à distribuição de dividendos e em relação aos salários e entendo que quando se está num período de dificuldade deve fazer-se um esforço para dar o exemplo de contenção”, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Comentários