Marcelo envia mensagem de Ano Novo à Ucrânia sem menção a Ihor Homenyuk

Sem nunca fazer referência ao caso de Ihor Homeniuk, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de Ano Novo à Ucrânia, referindo as intenções de estreitar laços entre os dois países. “Os portugueses farão o que estiver ao seu alcance para corresponderem, cada vez melhor, a esse constante contributo” trazido pela comunidade ucraniana em Portugal.

Rui Ochoa / Presidência da República / Lusa

O Presidente da República enviou, esta quarta-feira, uma mensagem de Ano Novo ao presidente ucraniano na qual agradece o “contributo da numerosa e importante comunidade ucraniana para o desenvolvimento económico e social de Portugal”.

No vídeo, que tem menos de um minuto, Marcelo Rebelo de Sousa não faz qualquer referência à morte de Ihor Homenyuk, o cidadão ucraniano que morreu nas instalações do do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no aeroporto de Lisboa, no dia 12 de março, no entanto, refere que a mensagem resulta de um “convite amigo” do homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky.

A mensagem, que foi publicada na conta de Youtube da Presidência da República já tinha sido anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa, esta terça-feira, em entrevista à RTP.

No vídeo, o também recandidato à Presidência da República assume ainda um compromisso de estreitar laços entre os dois países e acrescenta que “Portugal e os portugueses farão o que estiver ao seu alcance para corresponderem, cada vez melhor, a esse constante contributo” trazido pela comunidade ucraniana em Portugal.

Recomendadas

Margarida Balseiro Lopes: “Surpreende-me a insensibilidade social de muitas medidas do Governo”. Ouça o podcast “Discurso Direto”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Ouça a entrevista a Margarida Balseiro Lopes, uma das vice-presidentes do PSD.

“Surpreende-me a insensibilidade social de muitas medidas do Governo”. Margarida Balseiro Lopes em “Discurso Direto”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista a Margarida Balseiro Lopes, uma das vice-presidentes do PSD.

Paciência zero para a política Covid zero na China. Ouça o podcast a “A Arte da Guerra”

A política de Covid zero começa a fazer mossa na China com o confinamento de centenas de milhões de pessoas a desencadear protestos pouco comuns na presidência de Xi Jinping. Os incidentes diplomáticos no Qatar e a perseguição aos curdos por parte de Erdogan são também temas em análise.
Comentários