[weglot_switcher]

Marcelo Rebelo de Sousa cancela toda a agenda por duas semanas

O Presidente da Repúbica não apresenta sintomas, mas vai vai ser monitorizado durante os próximos 14 dias. As visitas ao estrangeiro estão canceladas, assim como a ida a Belém.
8 Março 2020, 17h08

Marcelo Rebelo de Sousa decidiu cancelar todos seus compromissos de agenda, “que compreendia várias presenças com número elevado de portugueses, assim como a própria ida a Belém”, assim como deslocações ao estrangeiro, assegura uma nota da página da Presidência da República.

“Na noite passada, na sequência de ter sido internado um aluno de uma escola de Felgueiras, foi encerrada essa escola. Hoje, à tarde, foi apurado que uma turma dessa escola havia estado em Belém, na última terça-feira, no âmbito da iniciativa ‘Artistas no Palácio de Belém’, em sessão a que assistiu o Presidente da República, tendo, no final, tirado fotografias com os alunos e professores, sem, no entanto, os ter cumprimentado um a um”, esclarece a referida nota.

A Presidência da República assegura que “nem o aluno ora internado, nem a sua turma estiveram em Belém” e acrescenta que, “atendendo ao que se sabe hoje e não se sabia na terça-feira passada, tendo ouvido as autoridades de saúde, o Presidente da República, apesar de não apresentar qualquer sintoma virótico, decidiu cancelar toda a sua atividade pública”.

Marcelo Rebelo de Sousa será monitorizado durante as próximas duas semanas.

“Entretanto, estão já em curso contactos com todos os que estiveram presentes na sessão de terça-feira e foi suspensa a iniciativa ‘Artistas no Palácio de Belém’, programada para durar até ao fim do ano letivo”, explica a referida nota.

A Presidência da República conclui que, “no momento em que todos os portugueses demonstram elevada maturidade cívica perante o surto virótico, entende o Presidente da República que deve dar exemplo reforçado de prevenção, sem embargo de continuar a trabalhar na sua residência particular”.

António Costa vai manter agenda

O primeiro-ministro António Costa esteve ontem, com o Presidente da República na cerimónia de atribuição da Ordem do Mérito, a título honorário, ao Teatro de São João, no Porto.

No entanto, também segundo a RTP, o gabinete do primeiro-ministro assegura que se vai manter a agenda de António Costa. Esta decisão vai manter-se até indicações em contrário que venham a ser emitidas pela Direção-Geral de Saúde.

Atualizado às 19h10m

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.