Marcelo sobre Guterres: “Mais nenhum português teria conseguido este êxito”

O primeiro-ministro, António Costa sublinha que quanto “maiores os desafios, maiores se revelam os homens”.

Eduardo Munoz/Reuters

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu à tomada de posse de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas dizendo que este é “um dia de unidade nacional” e que “mais nenhum português teria conseguido este êxito”.

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de felicitar “todos os portugueses porque se trata de um dia de unidade nacional”, especialmente o primeiro-ministro, “porque o Governo teve um papel essencial” no processo de candidatura de Guterres à liderança do mais alto cargo da ONU.

O presidente classifica esta vitória como um “êxito não só nacional, mas um êxito universal”. “Não escondo um toque pessoal, sendo amigo de António Guterres desde os 18/19 anos, andámos em muitas lutas, ele sempre o melhor, sempre a pensar salvar o mundo, nunca pensámos que 46 anos depois ele estaria mesmo em posição de salvar o mundo”, acrescenta.

Também o primeiro-ministro António Costa, que se encontra com Marcelo Rebelo de Sousa a assistir à cerimónia em Nova Iorque, já se pronunciou dizendo que quanto “maiores os desafios, maiores se revelam os homens”.

Relacionadas

Guterres está habilitado para “lugar de maior pressão” do mundo

Augusto Santos Silva elogia o recém-empossado secretário-geral da ONU e que é “tranquilizador” saber, num contexto complexo, as Nações Unidas terão em relação ao conflito da Síria “uma perspetiva muito próxima da UE”.

Guterres empossado secretário-geral da ONU: Nono presidente é o primeiro português

O antigo primeiro-ministro português António Guterres tornou-se oficialmente o 9.º secretário-geral da ONU com um juramento sobre a Carta das Nações Unidas
Recomendadas

Eduardo Cabrita é candidato a diretor executivo da Frontex

O ex-ministro da Administração Interna apresentou a sua candidatura individual a este cargo em julho, tendo sido uma das 78 inscrições internacionais à posição máxima neste órgão europeu, avançou a rádio “Renascença” e confirmou o jornal online “Observador”.

Cascais ajuda famílias a combater a inflação com 44 milhões

A autarquia liderada por Carlos Carreiras aprovou por unanimidade um pacote de 70 medidas, entre as quais bolsas para creches, no caso das crianças com 3 a 36 meses, bem como bolsas para estudantes de licenciaturas e mestrados.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 6 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários