[weglot_switcher]

Março rima com Festa da Francofonia

O mundo francófono celebra a sua riqueza e diversidade em território português reforçando laços e estendendo pontes a 12 países. A Festa começa já em março. Fique atento.
28 Fevereiro 2022, 18h15

Portugal recebe em março a Festa da Francofonia após duas edições online. O objetivo é, uma vez mais, ligar a francofonia e a cultura portuguesa, desta feita colocando a tónica na juventude e nas atividades presenciais. Da arte à música, passando pela gastronomia e literatura, o evento deste ano envolve 12 países – Andorra, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egito, França, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia – empenhados na divulgação da riqueza e diversidade do mundo francófono.

Sendo a arte um dos eixos do evento, é por aí que começa a construção de pontes entre culturas. Para isso, foi convidada a artista luso-suíça Ana Vilela, que irá assinar um mural de azulejos dedicado à migração de aves. Posteriormente, a obra será exposta no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro de Algueirão-Mem Martins, abrangido pelo programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

No caso da literatura, a presença de Tété-Michel Kpomassie, autor togolês e vencedor do prémio Literário Internacional Francófono em 1981, pretende ser o ponto de partida para uma conversa em torno da sua obra “O Africano na Gronelândia e a sua extraordinária viagem entre os Inuítes”, numa época em que os encontros interculturais eram muitas vezes conflituosos. Uma temática que encontra ecos no tempo presente e que poderá ser extrapolada, entre muitas outras, nos podcasts e/ou entrevistas a realizar pelos alunos do ensino secundário. Uma iniciativa que será coordenada pelos Jeunes Reporters Internationaux do Lycée Français Charles Lepierre, de Lisboa, e posteriormente divulgados no site e nas redes sociais da Festa da Francofonia 2022.

Num contexto mais lúdico, terão lugar também em março as “Rotas da Francofonia”, organizadas pela Discover Lisbon – Tours & Crawls, com passagens por diversos lugares e monumentos da capital com fortes laços aos países da francofonia. A Festa da Francofonia 2022 vai ainda celebrar a música através do jazz, com um concerto intimista da pianista franco-romena Ramona Horvath e do contrabaixista francês Nicolas Rageau. A dupla atua no Hot Clube de Portugal, no dia 10 de março.

Na vertente gastronómica, que não poderia faltar, foi celebrada uma parceria com as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, para que cada uma delas explore as iguarias de cada país participante. As receitas executadas serão filmadas e os vídeos apresentados a concurso. Objetivo? Premiar o savoir-faire dos alunos.

Pode consultar toda a programação aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.